Epice: Landgraf lança menu degustação e registra em fotos
Para saborear também com os olhos Eleito chef revelação pela última edição especial “Comer & Beber”, Alberto Landgraf, do Epice, é um dos mais talentosos profissionais em atuação na cidade. Em dezembro, o cozinheiro deu início a uma parceria com o fotógrafo Tadeu Brunelli para registrar suas criações culinárias, entre elas o polvo cozido em […]
Para saborear também com os olhos
Eleito chef revelação pela última edição especial “Comer & Beber”, Alberto Landgraf, do Epice, é um dos mais talentosos profissionais em atuação na cidade. Em dezembro, o cozinheiro deu início a uma parceria com o fotógrafo Tadeu Brunelli para registrar suas criações culinárias, entre elas o polvo cozido em baixa temperatura. Objetivo: ilustrar um futuro livro de receitas como ser conferido na sequência de fotos abaixo.
Na conversa que tive com Landgraf, ele contou que é responsável pela direção de arte dos registros fotográficos. “Os pratos estão todos sobre uma superfície branca e com uma quantidade menor de ingredientes do que é servida para os clientes. Queria apresentar tudo com mais delicadeza”, diz.
Cardápio
#gallery-6 {
margin: auto;
}
#gallery-6 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-6 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-6 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */
Menu degustação
Como havia informado em um post publicado em 29 de dezembro, Landgraf estava preparando o menu degustação desde outubro. Finalmente, a seleção de pratos ficou pronta e deve ser lançada na terça (27). Chegam à mesa sempre no jantar e na seguinte sequência:
▪ orelha de porco, mostarda e couve
▪ emulsão de mexilhão, mexilhão sauté, gelatina de limão e flor de tomilho
▪ cenoura e cacau moído
▪ confit de garoupa, picles de legumes crus
▪ músculo de wagyu , miniarroz da novissima marca Retratos do Gosto, tutano sauté
▪ picles de maçã verde, sorbet da mesma fruta e endro fresco
▪ chocolate AMMA: 45%, 50% e 75% em diferentes texturas
O menu inclui couvert, água, café e petit-fours e custa 165 reais por pessoa.
Landgraf preparou essas sugestões para que pudessem ser harmonizadas com o champanhe Ruinart Blanc de Blancs ou Rosé. Não por acaso. O Epice acaba de ser escolhido a embaixada dos espumante francês que integra o portfólio de bebidas de luxo Moët Hennessy.
Servido para duas pessoas na companhia de uma garrafa do champanhe, o menu sai por 470 reais. Se pedida sozinha, a garrafa custa 219 reais.
#gallery-7 {
margin: auto;
}
#gallery-7 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-7 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-7 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */
Entrevista*
Conversei com Gabriela Moreno, diretora de marketing e comunicação da Moët Hennesy agora pela manhã. Leia o depoimento da representante do grupo sobre a escolha do Epice para ser a embaixada do champanhe Ruinart no Brasil:
“Ficamos entusiasmados com a proposta de gastronomia e arte de receber do Epice. Tem muito a ver com a Ruinart, embora o restaurante seja muito novo e a Ruinart a mais antiga casa de Champagne da França e, consequentemente, do mundo.
Começamos nossa avaliação em outubro do ano passado. Com certeza, pesou na nossa decisão de tornar o restaurante a embaixada da marca a eleição de Alberto Landgraf como chef revelação pela edição “Comer & Beber” de VEJA SÃO PAULO. A chancela de vocês foi muito importante, avalizou a nossa decisão. Batemos o martelo no dia 8 deste mês.
Há muitas peculiaridades entre os dois. O restaurante segue um estilo butique, é pequeno e acolhedor. Por isso, tem muito a ver com nossa maison, também muito pequena. Além disso, é pouco conhecida pelos paulistanos, aliás, ainda pouco divulgada no Brasil.
Foi uma oportunidade para colocar esse champanhe para harmonizar com os pratos de um chef diferenciado. Acreditamos no potencial dele, um jovem que se destaca no mercado de São Paulo. Juntos, construiremos uma história para marca no Brasil.”
* Entrevista realizada em 26 de março de 2012
Cardápio