Domingo é dia de feira do Emiliano
Pela segunda vez, o Hotel e Restaurante Emiliano promove a feira Market Day. Na edição anterior, em setembro de 2010, o evento ocorreu no interior do hotel e era apenas para convidados. Marcado para o domingo (4) entre 12h e 16h, será aberto ao público e ao ar livre, no estacionamento do Edifício Antônio Carlos […]
Pela segunda vez, o Hotel e Restaurante Emiliano promove a feira Market Day. Na edição anterior, em setembro de 2010, o evento ocorreu no interior do hotel e era apenas para convidados. Marcado para o domingo (4) entre 12h e 16h, será aberto ao público e ao ar livre, no estacionamento do Edifício Antônio Carlos (Rua Oscar Freire, 379, Jardim Paulista, tel. 3069-4369, bem em frente ao Emiliano).
Distribuídos em barracas, representantes de diversas empresas apresentam seus produtos. Uma das atrações é a seleção de frutas, ervas e condimentos de origem amazônica, além de uma variedade de farinhas, tudo trazido pelo Empório Poitara. Os visitantes poderão conhecer cupuaçu, bacuri, castanha-do-ceru, castanha-do-pará, amêndoa de babaçu, jambo, pupunha, taioba, chicória-do-pará, alfavaca, jambu, cumaru, amburana, puxuri e priprioca . Do interior do estado de São Paulo, chegam os vegetais da Família Orgânica, especializada no cultivo sem agrotóxicos. Será possível, por exemplo, degustar legumes grelhados.
Conversei com Gustavo Filgueiras, sócio-diretor do Emiliano. Ele conta que a feira é uma extensão do trabalho desenvolvido pelo chef José Barattino. O cozinheiro monta seus menus orientado pela escolha e qualidade da matéria-prima. “O Barattino se preocupa, por exemplo, em acompanhar a atividade dos pequenos produtores, assim ter ingredientes de agricultura sustentável”, diz o empresário.
Também fazem parte da mostra culinária empresas mais conhecidas, como a importadora de vinhos World Wine, a representante dos chocolates franceses Valrhona e a empresa italiana de cafés illy.
Outra coisa bacana para por na agenda são três workshops para os quais é necessário se inscrever. Às 13h, está marcada uma demonstração de cozinha do chef Barattino e do confeiteiro Arnor Porto. Logo em seguida, o sommelier Gianni Tartari discorre sobre os mitos e verdade do champanhe. Encerra o ciclo, às 15h30, uma seleção de dicas para a Páscoa, também com a dupla Barattino e Porto.