Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

A janela do tacacá no Tordesilhas

Chef Mara Salles volta a servir o caldo amazônico de tucupi, jambu, camarão seco e goma nesta quinta (20) no restaurante dos Jardins

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jun 2024, 16h32 - Publicado em 20 jun 2024, 16h31

Quem foi a Belém sabe. Depois da chuva, vem a happy hour, uma das melhores do Brasil. Com quê? Com tacacá. Aliás, o caldo de raiz ancestral indígena virou hit na voz de Joelma, resgatado no ano passado:

Eu vou tomar um Tacacá, dançar, curtir, ficar de boa
Pois quando chego no Pará, me sinto bem, o tempo voa

Autoridade no assunto, o chef Thiago Castanho, do Sororoca Bar, indica os três melhores da capital paraense: da Flavia, do Renato e da dona Maria, que eu também conheço e recomendo (a barraca junto ao Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré).

Quem não pode tomar o tacacá em Belém, pode saborear hoje o melhor de São Paulo. Nesta tarde, a partir das 17h, a chef Mara Salles abre a janela do Tordesilhas para servir a combinação de tucupi, jambu, camarão seco e goma.

A cozinheira de infinitos predicados e personalidade gastronômica de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER em 2018 traz de volta o evento Tem Tacacá na Tietê.  Nesta quinta (20), o tacacá estará disponível entre 17h e 20h (ou até acabar). Basta chegar.

Continua após a publicidade

A cuia pequena custa 30 reais e a grande, 39 reais. Não é só. Dá para saborear também bolinho de pirarucu (30 reais, porção com quatro unidades) ao lado de uma cerveja Cerpinha (19 reais). Adoçam a boca o sorvetes típico. Saem a 20 reais duas bolas nos sabores tapioca e cupuaçu).

Para quem não se lembra, a sopa, que se espalhou pela Amazônia, começou a ser oferecida no restaurante dos Jardins em 8 de agosto de 2013. Foram anos servindo uma das melhores comidas de rua do país, o último deles em 2019 — muita vezes, a janela era aberta com a gostosura todo mês . O hiato surgiu por causa da pandemia. Felizmente, o Tem Tacacá na Tietê está de volta.

Alameda Tietê, 489, Jardim Paulista, telefone 3107-7444.
Qui. (20), 17h às 20h.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

Continua após a publicidade

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.