Ráscal completa trinta anos e lança livro de receitas
Surgida no Shopping Iguatemi, rede de restaurantes registra seus pratos em 'Nossos Almoços de Família'
Lembro-me de um já distante janeiro de 1994. Fundador do Viena, que começou como um quiosque no Conjunto Nacional, Roberto Bielawski dava início a um novo empreendimento junto da mulher, Liane. Surgia o primeiro Ráscal, no térreo do Shopping Iguatemi.
Com uma leve inspiração em endereços que vira em Miami, Roberto tinha uma proposta muito particular para aquele que seria o propulsor de uma rede: toda comida deveria ter o mesmo padrão e ser produzida ou finalizada em cada unidade.
Aliás, o primeiro chef da casa era meu xará, também Arnaldo (que segue na rede como supervisor de cozinha) — desde 2003 as sugestões servidas nos bufês são da italiana Nadia Pizzo.
Quando inaugurou a filial de rua do Itaim Bibi, o empresário, eleito o restaurateur do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2008, não se cansava de dizer: “Tenho o restaurante mais bonito do mundo e a melhor comida”.
As receitas do Ráscal, cujo logo já foi um diabinho da gula, estão registradas no livro ‘Nossos Almoços de Família’ (Ráscal, 288 págs., R$ 190,00), de Liane e Nadia, a ser lançado em 19 de agosto na Livraria Travessa do Shopping Iguatemi para celebrar os trinta anos. Uma delas, de tão boa, o atum em crosta de gergelim e lançado em 2000, foi ultracopiada Brasil afora.
Pena que o exemplar não traga histórias que fazem parte da trajetória do restaurante e que deixariam a obra ainda mais saborosa.
Publicado em VEJA São Paulo de 26 de julho de 2024, edição nº 2903.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android