Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Jojo Ramen ganha filial em Santa Cecília

Nascido no Paraíso, o restaurante da empresária Simone Xirata chega ao terceiro endereço com o macarrão japonês mergulhado em caldos saborosos

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 nov 2023, 13h13 | Atualizado em 18 nov 2023, 09h43
Jojo Ramen
Shio Ramen: pedida da nova unidade agora temperada com sal de Okinawa (Angelo Dal Bó/Divulgação)
Continua após publicidade

Em apenas sete anos e com uma pandemia nesse intervalo, o Jojo Ramen leva a Santa Cecília seus caldos saborosos, no qual se mergulha massa em fios longos igualmente de produção própria. É o terceiro endereço montado pela empresária Simone Xirata, à frente de um grupo de sócios, e que começa a ganhar musculatura de rede. A festa para convidados rola na terça (14), a partir das 19h com o barulhinho bom de taiko, tambores japoneses e o ritual do Kagami Biraki, a quebra  da tampa do barril de saquê.  Para o público, a casa começa a funcionar a partir das 12h da quarta (15).

O sucesso do Jojo Ramen começou em 2016 quando a matriz do Paraíso abriu as portas e atraía uma multidão que não importava em esperar até uma hora para saborear essa sopa de macarrão japonesa, que tem inclusive versões de verão sem caldo — minha  favorita, das caldosas, vem com o potente, picante e espesso molho de missô, feito para fortes.

A segunda unidade nasceu na Vila Mariana também como uma grande cozinha de produção e um lugar para teste de novas receitas. Chamava-se inicialmente JoJo Lab.

Na fase inicial, o Jojo contou com a consultoria do ramen master Takeshi Koitani, especialista na receita e um de seus renovadores no Japão. A coordenação da cozinha continua com a chef Janaína Suárez, que fez uma pequena e sutil mudança na receita do clássico shio ramen para a nova unidade: é temperado com sal trazido de Okinawa, ilha ao sul do arquipélago japonês.

Numa região dominada por bares e botecos, a casa de Santa Cecília ganha novos petiscos no cardápio, como um izakaya. Às variações de baos, o pão chinês recheado, e ao frango frito  karaague, haverá guiozas, criados pelo chef Meguru Baba, do carioca Coltivi. O cozinheiro deve ampliar as ofertas também com chahan, arroz frito, preparado com as aparas do frango karaague e do chashu, carne de  porco cozida que vai na cobertura do lámen, mais gema maturada no  shoyu.  

Continua após a publicidade

Inicialmente responsável pela carta de saquês, a sommelière Yasmin Yonashiro, tornou-se uma das sócias neste ano e continua responsável pela hospitalidade no restaurante. O bartender Rodolfo Bob, consultor do Caledônia Whisky & Co., responde por coquetéis exclusivos, elaborados sob a supervisão de Yasmin.  Também está na carta o awamori, destilado originário de Okinawa. É um Jojo Ramen com pegada de bar e cheio de novidades.

Jojo Ramen
Rua Jesuíno Pascoal, 24, Santa Cecília.
Das 12h às 15h e 18h às 22h (domingo 12h às 18h; fecha segunda; terça só jantar).

Instagram: @jojo_ramen.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

Continua após a publicidade

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês