Jojo Ramen ganha filial em Santa Cecília
Nascido no Paraíso, o restaurante da empresária Simone Xirata chega ao terceiro endereço com o macarrão japonês mergulhado em caldos saborosos
Em apenas sete anos e com uma pandemia nesse intervalo, o Jojo Ramen leva a Santa Cecília seus caldos saborosos, no qual se mergulha massa em fios longos igualmente de produção própria. É o terceiro endereço montado pela empresária Simone Xirata, à frente de um grupo de sócios, e que começa a ganhar musculatura de rede. A festa para convidados rola na terça (14), a partir das 19h com o barulhinho bom de taiko, tambores japoneses e o ritual do Kagami Biraki, a quebra da tampa do barril de saquê. Para o público, a casa começa a funcionar a partir das 12h da quarta (15).
O sucesso do Jojo Ramen começou em 2016 quando a matriz do Paraíso abriu as portas e atraía uma multidão que não importava em esperar até uma hora para saborear essa sopa de macarrão japonesa, que tem inclusive versões de verão sem caldo — minha favorita, das caldosas, vem com o potente, picante e espesso molho de missô, feito para fortes.
A segunda unidade nasceu na Vila Mariana também como uma grande cozinha de produção e um lugar para teste de novas receitas. Chamava-se inicialmente JoJo Lab.
Na fase inicial, o Jojo contou com a consultoria do ramen master Takeshi Koitani, especialista na receita e um de seus renovadores no Japão. A coordenação da cozinha continua com a chef Janaína Suárez, que fez uma pequena e sutil mudança na receita do clássico shio ramen para a nova unidade: é temperado com sal trazido de Okinawa, ilha ao sul do arquipélago japonês.
Numa região dominada por bares e botecos, a casa de Santa Cecília ganha novos petiscos no cardápio, como um izakaya. Às variações de baos, o pão chinês recheado, e ao frango frito karaague, haverá guiozas, criados pelo chef Meguru Baba, do carioca Coltivi. O cozinheiro deve ampliar as ofertas também com chahan, arroz frito, preparado com as aparas do frango karaague e do chashu, carne de porco cozida que vai na cobertura do lámen, mais gema maturada no shoyu.
Inicialmente responsável pela carta de saquês, a sommelière Yasmin Yonashiro, tornou-se uma das sócias neste ano e continua responsável pela hospitalidade no restaurante. O bartender Rodolfo Bob, consultor do Caledônia Whisky & Co., responde por coquetéis exclusivos, elaborados sob a supervisão de Yasmin. Também está na carta o awamori, destilado originário de Okinawa. É um Jojo Ramen com pegada de bar e cheio de novidades.
Jojo Ramen
Rua Jesuíno Pascoal, 24, Santa Cecília.
Das 12h às 15h e 18h às 22h (domingo 12h às 18h; fecha segunda; terça só jantar).
Instagram: @jojo_ramen.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android