Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

São quase 100 anos de Festa de Nossa Senhora da Achiropita, no Bixiga

A celebração religiosa e da gula, que faz parte do calendário oficial de São Paulo, começa neste sábado (5) e traz como novidade uma bruschetta gigante

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 ago 2023, 11h51 - Publicado em 5 ago 2023, 11h45

Como acontece há quase um século, a Festa de Nossa Senhora Achiropita esparrama-se por ruas de um dos bairros mais italianos da cidade, o Bixiga, que nada mais é que um pedacinho da Bela Vista. São 97 anos da celebração que integra calendário turístico do Estado de São Paulo, também faz parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo.

Os festejos começam nesse sábado (5) e seguem até 3 de setembro, sempre aos sábados e domingos. Pelas ruas Treze de Maio (onde fica a Igreja da Achiropita), Rua Doutor Luiz Barreto e Rua São Vicente espalham-se barracas com especialidades do sul da Itália.

Para que dê tudo certo, trabalham mais de 1 100 voluntários durante cinco fins de semana. Parte dessas pessoas, prepara e vende uma variedade de pratos.

Quem passar por lá vai encontrar 35 barracas com fricazza, polenta, antepastos variados, berinjela ao forno, macarronada, pizza, calabresa e churrasco. A principal atração é a fogazza, um pastelão frito, que envolve 200 voluntários na preparação. É um sucesso.

Não faltam bebidas como vinho, cervejas e refrigerantes. Também há doces tradicionais italianos e brincadeiras para a garotada, entre elas canaleta, tiro ao alvo e pula-pula.

Há ainda uma cantina como serviço especial, aos sábados, das 20h à 0h, e aos domingos, das 19h às 23h. Embora repita a maioria dos pratos encontrados nas barracas, esse espaço tem jeitão de restaurante e mais conforto, tudo ao som de música italiana ao vivo. Para acessá-lo, é necessário adquirir ingressos antecipados.

Continua após a publicidade

Há sempre a promessa de números fabulosos de consumo, como 18 000 quilos de farinha de trigo e outros 12 500 quilos de macarrão que ganham adereços como 18 000 litros de molho de tomate e 11 500 quilos de muçarela.

Uma atração especial dessa edição será a preparação de uma bruschetta gigante no domingo, 27 de agosto, entre 14h30 e 17h, em frente ao templo religioso. No comando da empreitada que vai reunir pelo menos vinte chefs de cozinha, Allan Vila Espejo (Don Pepe di Napoli) faz segredo sobre o tamanho do acepipe de pão da Basilicata, molho de tomate e mussarela, mas me confidenciou que terá pelo menos 60 metros de extensão. “À medida que o pão for tostado num forno de pizza, ele será colocado em cima de uma mesa de 70 metros de comprimento e coberto por um tecido fino. Depois de pronta, a bruschetta será abençoada pelo pároco da Achiropita, cortada e distribuída pelas mammas do Bixiga”, revela.

Falando de mammas, a emblemática Mamma Bruschetta será a madrinha da comilança. A ideia é entrar para o Guinness – O Livro do Recordes, como já aconteceu quando Espejo fez a maior braciola do mundo em 1996 na mesma festa do Bixiga. O petiscão de pão deve render 1 200 porções a serem oferecidas gratuitamente para quem pintar por lá.

Para quem é religioso, há uma novena do domingo (6) ao dia 14, sempre às 19h30. A missa dedicada à coroação de Nossa Senhora Achiropita está marcada para dia 15, às 19h30. A comemorações religiosas incluem a procissão em louvor à santa, pela ruas do bairro, acontece no dia 20, às 15h00.

A arrecadação da festa se destina à obras sociais mantida pela igreja, como Centro Educacional Dom Orione (Cedo) que atende 360 crianças e adolescentes de baixa renda e que vivem no bairro, a Creche Mãe Achiropita e a Casa São José, um núcleo de conivência do idosos.

Continua após a publicidade

Festa de Nossa Senhora da Achiropita
Rua Treze de Maio, 478, Bela Vista, tel. 3106-7235.
Sábado, das 18h à 0h, e domingo, de 17h30 às 22h30, de sábado (5) a 3/9.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android]

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.