Livro de Rose Klabin aborda o limite entre arte e gastronomia
A obra 'desresceitas – dez processos artísticos' mostra a interação entre os diferentes processos criativos com artistas e outros profissionais
Quais os limites entre arte e gastronomia? A Documenta de Kassel, uma das mais importantes mostras de arte contemporânea do mundo, discutia esse assunto em 2007, quando convidou o chef catalão Ferran Adrià, na época à frente do El Bulli, restaurante depois transformado em centro de pesquisa, para uma participação especial envolvendo a arte culinária.
Numa trilha semelhante, a artista plástica Rose Klabin, formada em gastronomia pela Le Cordon Bleu, lança na quarta (13) o livro desresceitas – dez processos artísticos (WMF Martins Fontes, 296 págs., R$ 260,00).
Em edição bilingue (português/inglês), o livro traz a interação entre processos criativos de arte e cozinha. Além da própria Rose, que organizou a publicação com Rodrigo Villela, participam os artistas Ayrson Heráclito, Débora Bolzsoni, Heloisa Hariadne, Marcos Chaves, Maria Klabin, Moisés Patrício, Nati Canto, Nazareno e Sonia Gomes.
Eles interagem com a psicanalista Maria Homem, o cineasta Guilherme Coelho, a escritora Luiza Mussnich, a historiadora e cantora Rosa Couto, o produtor de orgânicos David Ralitera, a arquiteta e designer Karol Suguikawa e os chefs Gisela Schmitt, Felipe Ribenboim e Solange Borges.
desresceitas – dez processos artísticos
Megafauna. Avenida Ipiranga, 200 (Edifício Copan), centro. Quarta (13), 19h. Tem acessibilidade.
Publicado em VEJA São Paulo de 8 de novembro de 2024, edição nº 2918.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android