Eudes Assis, do Projeto Buscapé, ganha o prêmio causa social
O chef homenageado pelo COMER & BEBER promove no Litoral Norte um arraial, cuja arrecadação contribui para a formação de crianças em vulnerabilidade social
Quase dez atrás, Eudes Assis montou o restaurante Taioba Gastronomia, no sertão de Camburi, um dos distritos paradisíacos de São Sebastião (SP). Era o bom filho voltando à sua cidade natal. Até esse ponto da vida, o chef caiçara, hoje com 47 anos, tinha feito muita coisa.
Para ajudar a família de escassos recursos financeiros, entrou na cozinha profissional como lavador de pratos, lá mesmo em Camburi, com apenas 15 anos. Foi despertado pela gastronomia, o que o trouxe a São Paulo, para estagiar no italiano Fasano. Resolveu ganhar o mundo e, em 2002, estava em Paris, onde estudou no Le Cordon Bleu para se aperfeiçoar.
Logo depois, virou cozinheiro particular de um grande iate privado por quatro anos, com o qual viajou por 23 países. Nesse período decidiu que teria o próprio negócio, para valorizar a cozinha caiçara.
Depois de experiências no extinto El Bulli, na Catalunha, e no Daniel, em Nova York, retornou ao Brasil, em 2009. “Voltei à minha comunidade para somar graças à gastronomia”, diz.
Ao mesmo tempo que servia arroz lambe-lambe e bolinho de sororoca, tornou-se voluntário do Projeto Buscapé, em 2010. Com sede em Boiçucanga, a associação sem fins lucrativos oferece atividades extracurriculares para 170 crianças em situação de vulnerabilidade social.
Eudes é responsável pelas aulas de cozinha. Mais do que isso. Ele é o curador do Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé, festa julina que chegou à décima segunda edição em Camburi.
Só neste ano, Eudes conseguiu quase 130 chefs para essa ação, quase todos da capital paulista, mas também de outros estados. O arraial, que atraiu 20 000 pessoas e arrecadou 360 000 reais líquidos em 2024, se tornou o esteio econômico do Buscapé.
Vale lembrar que o chef, contemplado neste ano com o prêmio causa social, foi essencial logo após o desastre provocado pelas chuvas que devastaram São Sebastião, no Carnaval de 2023. Solidário, ele atraiu voluntários e distribuiu cerca de 80 000 refeições, que beneficiaram mais de 10 000 pessoas.
Publicado em VEJA São Paulo de 06 de setembro de 2024, edição nº 2909.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android