Choro sentido de Paola Carosella traz emoção à final do MasterChef
Receita de entrada desestabiliza um dos competidores e, junto com a sobremesa, ajudará a definir quem leva o troféu cobiçado por cozinheiros amadores
É inevitável. Não faltará tensão à final disputada por Hugo e Maria Antônia levada ao ar nesta terça (31) — estarei lá ao vivo fazendo a cobertura pelo Instagram, Facebook e Twitter. Mas para saber quem erguerá o troféu MasterChef Brasil, o quinto entre os amadores, será preciso esperar que cada um dos dois participantes prepare um menu completo para os jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, Jamile e Cão Véio).
Uma final temperada por muita emoção até dos durões Fogaça e Jacquin, mas em especial pelas lágrimas sentidas de Paola. A cozinheira estrelada vai se derreter em cena.
Os participantes aparentemente manterão um nível de cozinha muito semelhante. Enquanto Maria Antonia optará por fazer um cardápio mais italiano, Hugo investirá numa pegada mais brasileira.
Tudo irá bem, porém, até que a dupla entre na bancada circular. O nervosismo é evidente. Maria Antonia tremerá muito e Hugo estará com cara de quem esconde o jogo ou terá dúvidas reais sobre o que fazer.
De início, um erro na preparação da entrada vai desequilibrar a disputa. Isso faz com que a tensão dispare. Para piorar, os jurados serão unânimes, implacáveis nas críticas.
Um ragu, preparado por cada um dos dois participantes na panela de pressão, vai tornar-se o prato-nervosismo. Os dois finalistas irão se enrolar por causa do tempo de prova. Haverá um grande sofrimento para saber se conseguirão entregar ou não o molho.
É pouco? O desespero não acabará aí. O mezanino estará dividido em duas torcidas ruidosas que farão muito barulho. Não deverá incomodar só os rivais de faca e fogão como certamente boa parte do público. É um tal de dar pitacos em tudo, comentários e mais comentários capazes de fazer abalar os cozinheiros amadores. Um estresse brabo.
Os pratos principais deverão colocar os competidores em pé de igualdade. Como tem sido recorrente nas finais do MasterChef, a sobremesa será o item determinante para se conhecer quem fica com o troféu, põe 200.00 reais no bolso, sai de carro zero, ganha compras no supermercado por um ano, com ingredientes para cozinhar em panelas novas, e ainda arremata o curso da Le Cordon Bleu (ufa!).
Agora, é aguardar até as 22h30, quando está previsto o início da batalha final entre a dona de casa sommelière e o dentista confeiteiro, final já gravada apenas com intervenções e resultado apresentados ao vivo. E como pregará Jacquin neste que é o 22º e último episódio da longa competição iniciada em março: “gastronomia é religião”. Que os adeptos da cozinha façam suas preces e torçam muito.
Resultado
Mesmo com tropeços aqui e acolá, a sommelière gaúcha Maria Antonia Russi Martello conseguiu fazer o melhor menu da noite na avaliação do trio de jurados.
Leva para casa o troféu de campeã do MasterChef, a quarta em cinco temporadas do reality.
Confira a entrevista que fiz com ela:
Conheça os participantes:
Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.