Chef Erick Jacquin estreia reality sobre sua vida
Não existe meio termo. É amar ou odiar. Os fãs ficarão mais fãs e quem não curte as tiradas do chef Erick Jacquin deve passar longe do novo programa O Mundo de Jacquin, que acaba de estrear no canal pago Fox Life, sempre às quartas, 19h, e com bem-vindas reprises (consulte a sua operadora). O […]
https://videos.abril.com.br/script/vejasp/id/2503f00967e066dd25250c786581e857?w=590&h=332
Não existe meio termo. É amar ou odiar. Os fãs ficarão mais fãs e quem não curte as tiradas do chef Erick Jacquin deve passar longe do novo programa O Mundo de Jacquin, que acaba de estrear no canal pago Fox Life, sempre às quartas, 19h, e com bem-vindas reprises (consulte a sua operadora). O primeiro episódio também está disponível na Internet. Para assistir, basta baixar o aplicativo da Fox tanto para iOS quanto para GooglePlay. Quem vai pirar são os 423 mil seguidores que o cozinheiro pop star tem em sua conta no Instagram.
+ Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados
Durante quase um ano, o diretor francês Eric Belhassen, o mesmo do bom documentário Por que Você Partiu? sobre chefs expatriados da França, acompanhou Jacquin, do amanhecer até o fim do dia, e isso pode significar alta madrugada, acompanhando os passos do cozinheiros. Não acredite na divertida vinheta de abertura feita em animação na qual Jacquin parece tão doce quanto um marron glacé.
Na estreia, vemos uma seleção de fatos que sacudiram a vida do chef. Há explosões de Jacquin contra o serviço demorado no restaurante Brasserie de La Mer, em Natal, do qual é consultor, os preparativos para o casamento com Rosângela Menezes (outra personagem forte no vídeo), os depoimentos emocionados de membros da equipe que já trabalharam com ele e até o chef de physique du rôle arredondado tentado se exercitar na praia…
São momentos de intimidade de Jacquin como ele mesmo, aliás muito à vontade ditante das câmeras. Dá para entender fácil, fácil, por exemplo, porque ele é o mais linha dura dos jurados do reality culinário MasterChef Brasil, tremendo sucesso da Band, que comento toda terça no meu blog e ao vivo no Facebook entre 17h30 e 18h. Ciclotímico, ele alterna explosões monumentais com momentos de ternura e muito humor. Impossível ficar indiferente a Jacquin e seus rompantes.
Nesse primeiro programa, o acontecimento que mais chama a atenção é a falência de Jacquin que, por uma administração desastrosa, tem de fechar seu restaurante, o refinado La Brasserie. Uma perda e tanto para a gastronomia francesa em São Paulo com o melancólico fim de uma casa que foi seguidas vezes premiadas como a melhor da capital paulista pela edição especial Comer & Beber de VEJA SÃO PAULO. Para felicidade dos amantes da culinária de Jacquin, é possível provar seus pratos, sem o mesmo chiquê, bien sur, em dois endereços nos quais ele é consultor: Tartar & Co e Le Bife.
Agora é aguardar os próximos episódios que terão cenários tão diferentes como a pequena Dun-sur-Auron, na região francesa do Vale do Loire, Paris e Manaus. E, claro, Jacquin sempre em alta temperatura.
Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Bolinho de bacalhau, do chef Vítor Sobral
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.