Comer & Beber 2021: Padre Júlio Lancellotti leva o título de causa social
O religioso lidera um grupo que oferece gratuitamente café da manhã, almoço e jantar a pessoas em situação de vulnerabilidade desde 1997
Ele não tem um restaurante. Ao menos não um lugar convencional, onde se escolhe o que se quer comer e a conta chega ao final. O padre Júlio Lancellotti, vigário episcopal à frente da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, lidera grupos que oferecem gratuitamente café da manhã, almoço e jantar a pessoas em situação de vulnerabilidade desde 1997. São refeições distribuídas em diferentes pontos da cidade, entre eles: o Núcleo de Convivência São Martinho de Lima, na Mooca, e a Casa de Oração, na Luz.
Com a pandemia, a quantidade de atendidos aumentou exponencialmente. Originalmente, a primeira refeição do dia destinava-se a 200 pessoas que passavam pela Paróquia de São Miguel Arcanjo, na Mooca. A multiplicação dos necessitados fez com que a distribuição migrasse no início de 2021 para o galpão onde está instalado o Núcleo de Convivência, a poucas quadras da igreja, como se pôde acompanhar a partir das 7h30 do dia 10 de outubro, um domingo.
A exemplo dessa manhã, a refeição matutina compõe-se de um pãozinho preparado na Casa de Oração mais itens que podem ser sanduíches doces e salgados e um achocolatado. O serviço prosseguiu até o número 600, quando todos estavam atendidos. Era uma manhã fria de primavera e quem estava na fila recebeu ainda um gorro e um cachecol.
+ Clique aqui para conhecer todos os campeões de 2021
Na região conhecida também como Cracolândia, a Casa de Oração funciona 24 horas e é onde se assam 1 200 pães diariamente, parte deles destinada ao núcleo da Mooca. Ali também são feitas 1 000 quentinhas para quem mora nas ruas daquela área do centro. “A Pastoral da Rua articula vários grupos na cidade. Eu, pessoalmente, fico aqui na Mooca”, diz o religioso. E reforça: “Não trabalho só com moradores de rua. Sempre convivi com eles, com pessoas com HIV, detentos…”.
Padre Júlio é uma voz poderosa na defesa daqueles que não têm alimento à mesa nem esperança. Está sempre disposto a recebê-los com uma palavra de conforto. “São Paulo é a capital mundial da gastronomia. É o que dizem. E tem fome. Há muito desperdício”, protesta Júlio Lancellotti, que recebe o prêmio Causa Social do COMER & BEBER. Embora destinado ao religioso, o título sintetiza toda ação promovida individualmente ou por grupos para mitigar a fome de quem não tem o que comer na capital.
+ Assine a Vejinha a partir de 12,90 mensais
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma