Virada Cultural 2018: confira a programação

Evento está marcado para iniciar às 18h do sábado (19) até o fim da tarde de domingo (20)

Nos dias 19 e 20 de maio, a capital será tomado por música, cinema, teatro e intervenções artísticas. Nesta edição, a programação está novamente focada no centro, diferente do ano passado quando espaços como o sambódromo e o Autódromo de Interlagos foram usados.

Fora da área central, as atrações ocuparão também o vão do Masp, Parque da Juventude e Centro Esportivo Tietê, na Zona Norte, Chácara do Jockey, na Zona Oeste, próximo à Arena Corinthians, na Zona Leste, Praça do Campo Limpo, na Zona Sul, além das casas de cultura e centros culturais espalhados pela cidade. A programação tem início no sábado (19), a partir das 18h. Confira as principais atrações.

 

Caetano Veloso: no cortejo com Tarado Ni Você

Caetano Veloso: no cortejo com Tarado Ni Você (Fernando Young/Veja SP)

CAMINHANDO E CANTANDO
De cima de um trio elétrico, músicos vão levar a multidão para o centro da cidade em cortejos de curto trajeto. Há três saídas programadas para as ruas da Consolação e Sergipe, com caminhada até a Rua Xavier de Toledo. Marcado para o sábado (19), a partir das 20h, o bloco de Carnaval Tarado Ni Você dá início à festa. Criado em 2013, o grupo tem as faixas de Caetano Veloso no repertório. Pela primeira vez, a turma recebe o próprio artista para dividir o microfone em uma participação especial. Na madrugada, a partir da 1h, assumirão o trio Baby do Brasil, Pitty e Tulipa Ruiz. Para encerrar, no domingo (20), às 16h, tem o axé de É o Tchan com Sheila Melo, no show A Volta da Loira.

Javali: festa na rua

Javali: festa na rua (Leandro Godoy/Veja SP)

24 HORAS DE BALADA

Cerca de trinta festas e blocos de Carnaval se dividem em quatro endereços. O Trio Queermesse está na Rua do Arouche para 24 horas sem interrupção com Megazord, Agrada Gregos, Pilantragi e Ritaleena. No Largo do Café (entre as ruas do Comércio e Álvares Penteado), ficam Rabo de Galo (18h às 23h59), Veneno e Wah Wah (23h59 às 6h) e Entrópica (12h às 18h). Entre as ruas Líbero Badaró e Miguel Couto, rolam Mareh Music (18h às 23h59), Javali (23h59 às 6h) e Sem Loção (12h às 18h). Na esquina da Avenida Vieira de Carvalho com a Rua Aurora, tem Batalha do Passinho, às 18h, Ursound, às 23h59, e Feel, para encerrar o domingo (20), às 12h.

Os Paralamas do Sucesso: encerra programação no domingo (20)

Os Paralamas do Sucesso: encerra programação no domingo (20) (Mauricio Valladares/Veja SP)

AS GERAÇÕES DO ROCK

A programação em frente ao Copan, na Avenida Ipiranga, próximo ao número 210, começa às 18h, no sábado (19), com Clemente e A Fantástica Banda Sem Nome e o resgate do rock nacional desde o fim dos anos 50. Em seguida, Lafayette e Os Tremendões trazem de volta o clima da jovem guarda. O hard rock setentista é representado, a partir das 23h30, pelos grupos Patrulha do Espaço e Made in Brazil — esse último o mais antigo ainda em atividade da cidade. O roteiro continua com Inocentes, As Mercenárias, Mundo Livre, Dead Fish, E a Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante. O encerramento, no domingo (20), às 16h30, é com Os Paralamas do Sucesso.

Xuxa: estreia na Virada

Xuxa: estreia na Virada (Blad Meneghel/Veja SP)

TÚNEL DO TEMPO

O Vale do Anhangabaú vira espaço para o time dos saudosistas. Com duas partes, a programação se inicia com uma homenagem ao Chacrinha, no
sábado (19), a partir das 18h. Rita Cadillac é a mestre de cerimônias e dá as boas-vindas a Jane e Herondy e Leo Jaime, e depois atravessa a madrugada com Gretchen, ao lado de Valesca Popozuda, Byafra, Ritchie e Ultraje a Rigor. Em seguida, o local se transforma no Parque da Alegria e reabre no domingo (20), ao meio-dia, com Xuxa e as Paquitas. Logo após vêm Sidney Magal, marcado para as 15h, e Balão Mágico, às 18h.

Nação Zumbi: ‘Afrociberdelia’ no roteiro

Nação Zumbi: ‘Afrociberdelia’ no roteiro (Tom Cabral/Veja SP)

UM DISCO POR VEZ

artistas que reapresentarão um álbum completo marcante de sua trajetória. A dupla Antônio Carlos e Jocafi mostra Mudei de Ideia (1971), o da faixa Você Abusou, no sábado (19), a partir das 19h30. Às 22h30, Geraldo Azevedo canta seu segundo trabalho, Bicho de 7 Cabeças (1979). Na madrugada, à 1h30, Cidadão Instigado toca Uhuuu! (2009) e depois entra Ira!, com Vivendo e Não Aprendendo (1986). Às 7h30, há Téo Azevedo e as músicas de Grito Selvagem (1974), e, às 10h30, Fafá de Belém, com Água (1977). Para encerrar, Nação Zumbi relembra Afrociberdelia, às 13h30, e Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá fazem o show de Legião Urbana 30 anos, às 16h30.

Outros destaques:
Ego Kill Talent: Rua Sete de Abril com Rua Xavier de Toledo. Sábado (19), 20h30
Elza Soares: Praça da República. Sábado (19), 23h59.
Falamansa: Praça do Patriarca. Domingo (20), 18h.
Fundo de Quintal: Avenida São João com Avenida Ipiranga. Domingo (20), 15h.
Luiza Lian: Rua Barão de Itapetininga com Avenida Ipiranga. Domingo (20), 7h.
Marcelo D2: Rua General Osório com Avenida São João. Sábado (19), 21h.
Toquinho: Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473. Sábado (19), 23h59.
Rael: Rua General Osório com Avenida São João. Sábado (19), 18h.

REDE SESC EM CLIMA DE VIRADA CULTURAL

Maria Alcina: hits da carreira em roteiro

Maria Alcina: hits da carreira em roteiro (Murilo Alvesso/Veja SP)

Durante as 24 horas da Virada Cultural na cidade, as unidades da rede Sesc têm uma programação especial de apresentações gratuitas. No sábado (19), a cantora Mart’nália faz dois shows em sequência no Sesc 24 de Maio, às 19h e às 22h. O repertório, baseado nos clássicos do samba, conta
com faixas de Noel Rosa a Martinho da Vila. Os roqueiros do Carne Doce sobem ao palco do Sesc Bom Retiro, a partir das 18h, e em seguida, a partir das 19h30, Tom Zé mostra a sua seleção de músicas que tem São Paulo como inspiração. Ele inclui também 2001 e Nave Maria. Na madrugada de domingo (20), à 1 da manhã, o projeto Corpos Livres traz Jaloo, Jonata Doll e Não Recomendados, no Sesc Pompeia. Maria Alcina canta faixas
como Fio Maravilha e Eu Sou Alcina, no Sesc Vila Mariana, às 14h. No Sesc Ipiranga, Chico César fecha o roteiro, às 18h.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s