Roteiros gastronômicos têm chefs de cozinha badalados como guias
Degustações sob medida, caça às trufas e visitas a vinícolas são algumas das atividades que fazem parte dos pacotes de viagem
Hotéis confortáveis, paisagens cinematográficas e vida cultural intensa. Para muitos, essa é a fórmula da viagem perfeita. Agora, imagine se a gastronomia fosse o foco da jornada e todos os outros programas, meros adereços? Para atender a um público cada vez mais exigente à mesa, algumas empresas estão se especializando em turismo gourmet. A ideia é apetitosa: percorrer uma cidade ou região para desvendar sua culinária. Degustações sob medida, caça às trufas e visitas a vinícolas são algumas das atividades que diferenciam esses roteiros temáticos dos pacotes oferecidos por agências convencionais.
+ Guia de viagem: dicas para embarcar sem estresse
+ Empresas oferecem pacotes para intercâmbio de luxo
Com experiência no ramo hoteleiro, a paulistana Daniela Hispagnol foi uma das primeiras a se dedicar exclusivamente a esse conceito. “Quando era dona do restaurante Toro, no Jardim Paulistano, muitos fregueses me pediam dicas de passeios, que eu costumava anotar no verso de um guardanapo”, lembra a empresária. Depois de fechar o estabelecimento espanhol em 2009, ela decidiu criar uma empresa especializada no assunto, a Gouté. No escritório montado em sua casa, ela elabora roteiros personalizados e pacotes para grupos de até quinze pessoas. Para incrementar os tours que organiza, ela convida renomados chefs de cozinha e especialistas no tema para guiar os passeios.
Uma das cinco excursões que Daniela programou para este ano será liderada por Bel Coelho, responsável pelos fogões do Dui, nos Jardins. Em setembro, ela conduzirá aventureiros bons de garfo a incursões de bicicleta pela Bretanha, na França. “É também minha primeira visita à região”, conta Bel. Ao longo de seis dias, ela e sua turma pedalarão 191 quilômetros, com paradas estratégicas para desbravar a cozinha local. “Vamos conhecer uma fazenda de ostras e faremos um piquenique”, adianta. Para integrar o grupo, cada interessado desembolsará cerca de 4.600 dólares. O valor inclui a estadia, cafés da manhã, três almoços e quatro jantares gourmets com vinho incluído. As passagens aéreas são pagas à parte.
+ ‘Comer & Beber’: restaurantes, bares e comidinhas fora de SP
+ Imigração gastronômica: a volta ao mundo pelos bares de São Paulo
Quem também embarca na onda é Tsuyoshi Murakami, chef do premiado Kinoshita. Acostumado a ir ao Japão pelo menos uma vez por ano, ele está organizando uma jornada de oito dias por Kyoto, Hakone e Tóquio pela Century Travel. “A ideia é apresentar a culinária autêntica do país”, explica. A programação prevê um giro por uma fábrica de shoyu, na cidade de Noda, e uma visita ao mercado de peixes Tsukiji, na capital japonesa, onde o grupo poderá assistir ao concorrido leilão de atuns. “É um passeio para comer e beber, mas sem frescuras. Vamos curtir a simplicidade do luxo.” Apesar dessa “simplicidade”, a conta não sai barata. Só pela hospedagem e pelas atividades, que incluem refeições em restaurantes estrelados, pagam-se em média 15.000 dólares.
Em geral, quem procura por esse tipo de serviço costuma viajar muito e não abre mão de conforto. “Os clientes são exigentes e buscam experiências inusitadas”, diz Alexandre Cymbalista, diretor da Latitudes. Um de seus próximos destinos, a Itália, tem partida marcada para outubro. Entre as atrações está um encontro com produtores do célebre vinho barolo, no Piemonte. Custará a partir de 5.800 dólares. Como em praticamente todos os pacotes dessa modalidade, a passagem aérea corre por conta dos clientes. “Muitos emendam esses roteiros a outras viagens”, afirma Marcelus Vieira, sócio da agência virtual Al Mondo, que propõe dois tours de uma semana a cada ano (Toscana, na Itália, e Bordeaux, na França, fazem parte da programação de 2012).
Apesar de estar baseado em Ijuí, no interior do Rio Grande do Sul, o serviço atrai muitos paulistanos. “Eles representam quase metade da nossa clientela”, calcula Vieira. Umas das atividades favoritas dos gourmets na Toscana é a caça a uma das maiores iguarias do mundo: as trufas que brotam espontaneamente no subsolo de campos e junto a raízes de grandes árvores.
GASTROTURISMO
Quem leva os paulistanos para comer e beber lá fora
Al Mondo
☎ (55) 9118-5939
marcelus@almondo.com.br
Century Travel
☎ (11) 3207-2644
Rua Vergueiro, 981, conjunto 11, Liberdade.
Gouté
☎ (11) 9649-7337
goute@goute.com.br
Latitudes
☎ (11) 3045-7740
Rua Clodomiro Amazonas, 1158, conjunto 62/63 , Vila Olímpia.