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‘Uber fretado’ pode levar de 5 a 58 passageiros

O aplicativo Bondi poderá ser solicitado por demanda - com espera estimada de 10 a 40 minutos - ou por agendamento

Por Estadão Conteúdo
11 abr 2018, 09h06
Smartphone
Novo aplicativo: 'uber fretado' pode levar de 5 a 58 passageiros (Dário Oliveira/Codigo19/Folhapress/Veja SP)
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Os grupos de, no mínimo, cinco pessoas que precisam se transportar, sem carro próprio, para um evento na cidade de São Paulo ou para uma praia no fim de semana ganharão, a partir da segunda quinzena deste mês, a possibilidade de solicitar van, micro-ônibus ou ônibus por aplicativo. Espécie de “Uber fretado” o Bondi poderá ser solicitado por demanda – com espera estimada de 10 a 40 minutos – ou por agendamento.

O aplicativo nasce com a proposta de eliminar os intermediários entre o passageiro e o motorista do fretado na negociação dos serviços. A expectativa é de lançar o serviço com 1300 veículos cadastrados – 750 vans, 150 micro-ônibus e 400 ônibus.

Segundo a Bondi, de tecnologia 100% brasileira, o modelo de conectar empresas a clientes sem intermediários poderá reduzir em até 40% o custo final para usuários do app. Esse será “o grande diferencial”, diz o diretor de Planejamento Estratégico, Henrique Camillo. A empresa promete efetuar o pagamento ao motorista em até sete dias.

Como aplicativos de transportes como o Uber, o Bondi terá tarifa dinâmica: o valor será calculado segundo a disponibilidade dos veículos. O cálculo considera a tarifa base, o custo do quilômetro rodado, o tempo de deslocamento e o trânsito.

Ao pedir van, micro-ônibus ou ônibus, a previsão média de confirmação é de 10 a 20 minutos, a depender do veículo. Segundo Camillo, quando não houver veículos disponíveis nas proximidades o tempo de deslocamento das garagens até o endereço solicitado pode chegar a 40 minutos. “A plataforma vai servir para quem quer ir a show, happy hour, viagem com família para outro Estado ou passeio.”

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O diretor de Tecnologia e Operações da Bondi, Marcelo Santos, afirma que o serviço é inédito no País e nasce para uma demanda diferente do Uber.”O Bondi consegue transportar mais de quatro passageiros no mesmo veículo e o Uber não, porque é um carro. Essa é a maior diferença”, explica.

De acordo com Santos, as vans do aplicativo poderão levar até dez passageiros com bagagens e quinze pessoas sem malas. “Essa regra vale somente para as vans porque o bagageiro é interno. No micro-ônibus, o bagageiro é externo”, diz. Isso significa que um micro-ônibus solicitado pelo Bondi tem capacidade para até 32 pessoas com ou sem bagagens, já que não interfere no interior do veículo.

O ônibus comporta de 46 a 50 lugares. “Também vamos oferecer ônibus com dois andares, que podem levar até 58 passageiros. É semileito, para uma classe executiva”, explica o diretor de Tecnologia e Operações.

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Na capital paulista, outra funcionalidade do Bondi é a carona para divisão de custos. Na rota do trajeto, outras pessoas podem se unir ao veículo para pagar mais barato na viagem.

Em processo de cadastro no Bondi, o empresário Edivaldo Pereira Pessoa, dono da MGP, costuma atender clientes somente com a contratação de outras agências. Normalmente, em função das autorizações, uma viagem intermunicipal requer antecedência de até 24 horas e uma interestadual, de pelo menos um dia, diz. Pessoa espera “competitividade e rapidez no atendimento”.

“Vamos ver se o app vai fazer mesmo o que está prometendo de pagar em uma semana. Será fantástico, porque meus funcionários são todos CLT e não posso ficar esperando meses para ser pagos pelas agências.” Segundo Pessoa, há empresas que levam até 90 dias para pagar.

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“O grande trunfo desse app vai ser tirar o intermediário, que atrapalha – e muito – o fluxo do trabalho, mas que, em contrapartida, é quem me dá o arroz com feijão, o serviço”, diz o empresário, que usará o Bondi como complemento ao trabalho que já faz com agências de turismo.

Para Arthur Paranhos, dono da Via Serta, o app dará confiança para os usuários, pois exigirá cadastro, documentação e manutenção. “Hoje, o usuário pode pegar van que está com pneu careca, motor quebrado, sem IPVA pago. O app vai facilitar a segurança do usuário no transporte porque exige uma série de documentos.”

O contrato do Bondi é feito com o empresário, que tem acesso ao app e recebe relatórios com as corridas realizadas, além do valor. Mas a decisão de aceitar ou negar a viagem é feita diretamente pelo motorista via aplicativo. A empresa prevê transportar mais de 18 000 pessoas por dia, chegando ao fim de 2018 com cerca de 5 milhões de pessoas atendidas.

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