Clique e assine por apenas 5,90/mês

Aplicativos que ajudam no cuidado com alimentação, corpo e mente

Há plataformas para controlar vacinas, calcular a quantidade de água que o usuário deve tomar e até para "terapia" à distância

Por Guilherme Queiroz - 6 abr 2018, 06h00

Os smartphones se tornaram aliados poderosos daqueles que querem manter uma vida mais saudável. Hoje, há ferramentas que ajudam os usuários a cuidar melhor da alimentação e da mente e também a praticar exercícios. Fundador do grupo de corrida Vem com Nois, que costuma treinar na Avenida Paulista, o preparador físico Renato Buratto, por exemplo, utiliza o aplicativo Runtastic para acompanhar o seu desempenho. Confira abaixo esse e outros dispositivos para os sistemas Android e iOS.

Tecnonutri. Para ajudar a programar uma dieta, o app primeiro pergunta ao usuário se ele quer aumentar, diminuir ou manter o peso. É possível registrar todas as suas refeições, e a quantidade de nutrientes consumidos é detalhada em gráficos.

iCare Monitor de Saúde. A plataforma registra pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, além de nível de oxigênio do sangue. Para isso, basta colocar o dedo em cima da câmera e do flash e aguardar alguns segundos.

Runtastic. Ajuda o usuário a organizar as corridas. É possível definir os dias dedicados ao treino, acompanhar o desempenho e estabelecer objetivos. Alguns tênis possuem um chip que pode ser conectado ao aplicativo.

Cíngulo. Orientação emocional, controle do nível de stress, técnicas e exercícios psicológicos para combater a ansiedade. O Cíngulo é quase um terapeuta. Existem planos mensais e anuais que desbloqueiam mais funções no serviço gratuito.

Continua após a publicidade

7 Minutos Treino. Com várias combinações de exercícios aeróbicos, os treinos são separados por categoria, como braço e abdômen. Tudo pode ser feito em casa, e cada atividade dura sete minutos, como promete o nome do programa.

O pequeno Lorenzo, com a médica Priscilla Moraes, do app Docway: consultas na casa do paciente Ricardo D'angelo/Veja SP

MEDiD. Basta pegar a caixa de um medicamento que o app lê o código de barras pela câmera do celular. É possível consultar a bula, programar alarmes para lembrar a hora do comprimido e checar as contraindicações.

Hydro Coach — Beba Água. Ao receber dados como peso, idade e frequência de exercícios físicos, o app calcula a quantidade de água que você deve tomar por dia. O sistema funciona por alertas, que avisam a hora certa de beber água.

Guia Nutricional Gratuito. Com esta ferramenta, podem-se consultar as informações nutricionais de mais de 400 tipos de alimento. O programa se baseia na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.

Docway. Para as consultas de rotina, é possível receber um médico em sua residência. Basta fornecer o endereço, selecionar a especialidade e em seguida agendar uma data. O serviço é cobrado pelo cartão de crédito.

Einstein Vacinas. O aplicativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira funciona como uma caderneta de saúde on-line, mas não substitui a do SUS. O usuário consegue adicionar as vacinas que já tomou e conferir a data das próximas.

Continua após a publicidade
Publicidade