Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Trem com bagageiro é inaugurado na linha da CPTM que vai até Cumbica

13-Jade deve ganhar mais sete locomotivas do tipo

Por Redação VEJA São Paulo Atualizado em 3 fev 2020, 21h15 - Publicado em 3 fev 2020, 21h12

O governo de São Paulo entregou nesta segunda-feira (3) o primeiro trem com bagageiro para a Linha 13-Jade da CPTM. O trajeto liga a cidade até o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A composição, fabricada pelo consórcio Temoinsa-Sifang, da China, conta com espaço para malas pequenas localizado acima dos assentos, e outros compartimentos maiores ao longo das locomotivas. É a primeira de oito unidades que serão entregues pelo governo estadual. As demais estão em testes e devem começar a operar em breve.

Reportagem da Vejinha sobre Cumbica revelou que a Linha 13-Jade é a menos movimentada da CPTM, com uma média de 15 607 passageiros por dia útil em 2019. Para comparação, a 11-Coral, que é a que recebe mais passageiros, teve média de 675 036 por dia no mesmo ano. O serviço do Expresso Aeroporto, que dá ligação direta entre a estação Luz até a terminal da Jade, contou com 305 passageiros por dia útil no ano passado.

A estação terminal Aeroporto não dá ligação direta a todos os terminais de Guarulhos. A CPTM acredita na “perspectiva de crescimento gradativo da demanda dos serviços oferecidos pela linha. O aumento de passageiros prosseguirá com a redução dos intervalos e a popularização da linha”.

Em 2019 o governo estadual e federal anunciaram um monotrilho que interligaria a Jade até os terminais 2 e 3 do aeroporto. O equipamento custaria 175 milhões de reais, e as obras deveriam iniciar em setembro, o que não ocorreu.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade