Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Funcionários de hotéis e restaurantes passam por teste de inglês

Professores fingiram ser turistas para verificar o nível de compreensão e conversação do idioma

Por Mauricio Xavier
Atualizado em 5 set 2025, 16h41 - Publicado em 21 jul 2012, 00h51

Em maio, três professores de inglês visitaram 101 estabelecimentos da metrópole fingindo ser turistas estrangeiros. O objetivo? Testar o nível de compreensão e conversação do idioma por parte dos atendentes de locais que costumam receber visitantes do exterior, como hotéis cinco estrelas e restaurantes badalados.
+ Profissionais estudam idiomas para receber estrangeiros na Copa
+ Games: Claudio Almeida, traduz títulos de badaladas franquias
No caso desses últimos, por exemplo, apesar de 30% dos funcionários terem atingido um índice de compreensão considerado ótimo, mais da metade deles não conseguiu pronunciar uma palavra sequer em inglês.
Os melhores atendimentos foram no hotel Meliá Jardim Europa e no restaurante Emiliano. A iniciativa partiu da escola Companhia de Idiomas.
Nível de compreensão
HotéisQuase total – 70%
Mais da metade –  20%
Menos da metade – 10%
RestaurantesQuase total – 30%
Mais da metade – 20%
Menos da metade – 50%

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 32,90/mês