Cidades do interior são cobertas por tempestade de areia; o que explica?
Rajadas de ventos provocaram uma nuvem de poeira gigante que assustou moradores
Moradores de Ribeirão Preto, Franca, Jales, Presidente Prudente, entre outras cidades do interior de São Paulo e algumas de Minas Gerais, viram neste último domingo (26) uma tempestade de areia. Alguns deles registraram a cena pouco típica do cotidiano.
Segundo o Climatempo, o episódio foi provocado por uma frente de rajada, levantando a poeira do chão. Ela aconteceu por causa de uma instabilidade que estava se descolando em direção às regiões. O aeroporto de Ribeirão Preto registrou rajadas de vento que chegaram a 92 km/h.
As tempestades de poeira decorrem de ventos intensos que estão levantando uma quantidade de poeira do próprio solo para a atmosfera. Esses pequenos detritos podem ser transportados por grandes distância. Dias quentes e secos favorecem o acontecimento desses fenômenos, que são comuns em regiões áridas e semiáridas ao redor do mundo, mas no Brasil não acontecem com frequência.
Tempestade de poeira atinge interior de São Paulo e transforma o dia em noite. Moradores de Ribeirão Preto, Araçatuba, Barretos, Presidente Prudente e Franca presenciaram um encobrimento do céu em uma nuvem escura na tarde deste domingo (26). Parecem cenas do filme Interestelar? pic.twitter.com/6u8ajSoaGW
— Astronomiaum 🌎 🚀 (@Astronomiaum) September 27, 2021
Eu tava no meio da tempestade em Franca-SP pic.twitter.com/KHAAlYoQRp
— cansad (@ailenits) September 27, 2021
Tempestade de areia em Franca – SP. Depois vêm falar que o ser humano não interfere no meio ambiente. Culpa desses cornos que queimaram tudo aqui em volta. pic.twitter.com/dr7UFmmiax
— Felipe Gomes (@EstevaldoCarne) September 26, 2021
Barretos na hora da tempestade de areia pic.twitter.com/MuXzLGcQRy
— Arthurgta #XboxSeriesX (@ArthurgtaX) September 26, 2021
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.