Metrô irá oferecer wi-fi grátis dentro de três linhas de trens e estações

Propostas de empresas interessadas em operar serviço serão recebidas no dia 16 de agosto; conheça detalhes do projeto que disponibilizará até 5G

Por Clayton Freitas
Atualizado em 12 jul 2023, 11h45 - Publicado em 12 jul 2023, 11h40
Empresa irá disponibilizar parte da Infovia, a rede de transmissão de dados de alta velocidade eu usam cabos de fibra ótica e ficam entre as estações
Empresa irá disponibilizar parte da Infovia, a rede de transmissão de dados de alta velocidade eu usam cabos de fibra ótica e ficam entre as estações (Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução)
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O Metrô irá oferecer wi-fi grátis aos passageiros nas três linhas que administra diretamente: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A conexão estará disponível dentro dos trens e também nas estações. Atualmente, dependendo da operadora de celular, há sinal de sombra em alguns trechos das linhas. ”Um dos nossos objetivos com esse projeto é o de trazer mais qualidade ao serviço oferecido atualmente aos passageiros, diz Alfredo Falchi, diretor de assuntos corporativos do Metrô.

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O recebimento das propostas de empresas interessadas em operar o serviço está marcado para o dia 16 de agosto. Quem apresentar o melhor valor poderá explorar o serviço pelo prazo de 30 anos. A concessão prevê não apenas o sistema de wi-fi, mas também a melhoria da rede de telefonia móvel (voz e dados) tanto dentro dos trens quanto nas estações.

A empresa vencedora poderá usar os cabos de fibra ótica remanescentes do Metrô. Elas integram a chamada Infovia, uma rede de transmissão de dados de alta velocidade instalada nas estações e também dentro dos túneis. Elas ligam parte das regiões norte, sul e sudeste da capital ao centro e atendem cerca de 142 trens. A empresa vencedora também deverá realizar melhorias na estrutura e adaptá-las para operar com a rede 5G.

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Segundo explica o executivo, será permitida conexão simultânea de 180 acessos em cada carro de trem (cada composição é dividida em seis partes chamadas de carros), além de 1 800 em cada estação. Em média, cada carro de trem comporta 266 pessoas (número que aumenta muito em horários de pico). Pelos cálculos da empresa,  mesmo sendo abaixo do total da capacidade, a quantia ofertada será suficiente, já que nem todos passageiros ficam ao mesmo tempo conectados ao celular durante a viagem.

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Além de melhorar o sinal, o objetivo da empresa é o de gerar mais receitas, já que o parceiro privado poderá explorar publicidade em troca do sinal grátis. “A concessão vai trazer novas receitas ao Metrô além de desonerar parte dos custos de manutenção da rede de fibra óticas”, afirma Falchi.

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O valor a ser destinado ao Metrô só será conhecido no dia da abertura dos envelopes. Após a assinatura do contrato, o prazo de execução do serviço será de até 36 meses, prazo que poderá ser reduzido pelo parceiro privado.

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