Quinta-feira é dedicada ao macarrão. Veja dez lugares para provar prato
Tradição da macarronada é mantida pelos descendentes do imigrantes da Itália e ganhou data certa na semana para ser servida em São Paulo
Na Itália, todo dia pode ser dia de macarrão, mas, em São Paulo, a data obrigatória da massa, além do domingo, é quinta-feira. A influência vem dos imigrantes do país da bota que estabeleceram nova morada na cidade, segundo a pesquisadora Rosa Belluzzo, autora do livro ‘São Paulo: Memória e Sabor.’
+ Leia mais: cinquenta opções para comer bem de segunda a sexta
Confira abaixo dez casas italianas que servem boas pastas:
Aldina – Entre os principais acertos no cardápio estão as massas frescas de produção própria. Boa pedida é o pappardelle ao ragu de ossobuco (25 reais).
Apriori – O restaurante italiano oferece pastas como a meia-lua de pato com creme de gorgonzola e mel ao aroma de laranja (46 reais) e o linguine aos frutos do mar, com camarões, polvo, lula e molho de tomate (72 reais).
Due Cuochi Cucina – Da cozinha comandada pelo chef Paulo Barroso de Barros sai o ravioloni de gema de ovo caipira na manteiga e sálvia com azeite de trufas (23,50).
Lellis Trattoria – Principal atração do menu, o macarrão vem em diversas versões para o cliente escolher o molho. Boa opção é o ravioloni à macalu (112 reais). Para duas pessoas, é recheado de marisco, camarão e lula. O molho pode ser de tomate, alho, salsinha, orégano, manteiga e camarão.
Pasquale – A cantina de Pinheiros oferece às terças e quintas uma sugestão de macarrão fresco. É o ravióli de queijo de cabra ao pesto de hortelã e nozes (37 reais).
Pasta & Vino – No restaurante da Rua Barão de Capanema, uma boa pedida é o canelone à etrusca (40 reais), com recheio de espinafre e carne e molho de tomate (para duas pessoas).
Picchi – As massas servidas na casa podem vir como entrada ou prato principal, como no caso do ravióli de coelho banhado em molho da própria carne assada e ervas (42 e 61 reais, respectivamente).
Serafina – O novo restaurante da cidade faz parte de uma rede americana de casas italianas. O trio de massas frescas tris di Sofia (42 reais) leva nhoque ao pesto, ravióli de espinafre com ricota em manteiga e sálvia, e paglia e fieno (na forma de talharim, com molho vermelho).
Tre Bicchieri – A casa de um trio de ex-funcionários do Fasano aposta nas receitas da região italiana da Toscana. A massa fresca pici chega acompanhada de vôngole, minilula e pimenta dedo-de-moça ao vinho branco (46 reais).
Vinheria Percussi – O restaurante italiano de Pinheiros oferece no cardápio o raviolini ao cogumelo portobello, com berinjela, queijo de cabra e nirá (51 reais).