Continua após publicidade

Receita faz operação contra comércio ilegal no Centro

Um dos locais fiscalizados é o Shopping 25 de Março, que foi fechado

Por Estadão Conteúdo
11 set 2017, 12h31

A Receita Federal realiza na manhã desta segunda-feira (11) uma operação para conter o comércio ilícito no centro da capital. Um dos locais fiscalizados é o Shopping 25 de Março, que foi fechado. A operação, nomeada de Setembro, deve durar até o fim do mês e tem objetivo de fiscalizar cerca de 900 lojas e apreender mercadorias irregulares, fruto de contrabando, descaminho e falsificação.

A ação faz parte da cooperação entre a Receita Federal, o Ministério Público Federal e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

A prefeitura realiza a fiscalização da condição de funcionamento dos estabelecimentos, do ponto de vista de alvarás segurança e outros aspectos. A ação se dá em cumprimento ao mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal, que atende pedido da Receita Federal em conjunto com a Procuradoria da República em São Paulo.

Continua após a publicidade

Segundo a Receita Federal, dessa região saem mercadorias irregulares que abastecem todo o Brasil, gerando um prejuízo de bilhões de reais por ano com sonegação. Além do aspecto fiscal, há reflexos em outros crimes, como lavagem de dinheiro, corrupção, escravidão e danos à saúde pública.

A Receita Federal prevê que a Operação Setembro seja a maior já deflagrada pelo órgão com objetivo de coibir esses crimes. Se confirmado, o valor das apreensões deve atingir a marca de 300 milhões de reais. Participam da ação 25 auditores-fiscais e 80 analistas-tributários da Receita, além de 100 guardas civis metropolitanos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.