Receita de tartar de ostra e batatas bravas do Eñe
O chef Javier Torres ensina o preparo de duas tapas, ou pequenas porções, do cardápio. Parecem difíceis e requintadas demais, mas é só impressão
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ToDKKpLjwHg&hl=pt-br&fs=1&%5D
Tartar de ostra
Ingredientes
12 ostras médias
12 tomates-cereja
2 tomates sem pele e sem sementes
1 cebola
Cebolinha
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite extra-virgem a gosto
Suco de um limão
Modo de preparo
Retire a pele dos tomates-cereja escadando-os em água fervente durante 6 segundos.
Em seguida, e imediatamente, coloque-os em uma vasilha com gelo para dar um choque térmico (+detalhes). Retire a pele e as sementes dos tomates e reserve.
Abra as ostras, retire-as da concha e pique finamente. Importante: não dispense as conchas. Elas serão o suporte na hora de servir.
Pique a cebola e os outros tomates e misture com as ostras. Depois tempere com sal e pimenta a gosto, azeite e limão.
Montagem
Recheie os tomates-cereja com o tartar de ostra e coloque cada tomatinho dentro de uma concha, que deve estar devidamente escovada e limpa.
Finalize com um fio de azeite e um pouquinho de sal.
Batatas bravas
Ingredientes
500g de batata
1 ovo
200ml de óleo de canola
3 colheres (sopa) de páprica picante
Óleo para fritar
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Em um liqüidificador, coloque o óleo, o ovo, tempere com o sal, a pimenta e a páprica picante e bata até obter a mesma consistência de maionese. Reserve em geladeira.
Para a batata, descasque-as e com a ajuda de um aro pequeno faça pequenos tubos. Com um boleador, faça um buraco de um lado do cilindro. Se achar muito difícil, apenas corte as batatas em cubos grandes.
Branqueie-as em água fervendo por cerca de 1minuto. Escorra e frite-as em imersão de óleo até ficarem douradas e crocantes.
Montagem
Recheie cada cilindro de batata com o molho picante e sirva.
Dificuldade: média
Rendimento: 4 porções
Tempo: 30 minutos
Sobre o Eñe
Do salão principal, que tem decoração ‘rústico-chique’, dá para ver a cozinha dos gêmeos catalães Sergio e Javier Torres, sócios da casa. Como vivem na Espanha, Flávio Miyamura cuida do fogão no dia-a-dia. A seleção de tapas chama a atenção especialmente pela maneira delicada e minuciosa com que cada petisco é servido. Parecem obras de arte. Foi indicado no guia Comer e Beber, de Vejinha, como uma das melhores cozinhas espanholas da cidade.
Dicas para comprar ostras
>> Escolha apenas as conchas que estiverem bem fechadas. Se estiverem, um pouquinho que seja, abertas, podem estar velhas ou até estragadas.
>> Observe se as conchas estão acondicionadas no gelo. Mantê-las resfriadas é sempre uma garantia a mais de que o sabor e a qualidade estão preservadas.
>> Antes de manuseá-las, lave as conchas com cuidado.
Onde comprar
Mercado Municipal
Um dos melhores lugares para comprar peixes e frutos do mar na cidade. São mais de dez peixarias e empórios.
R. da Cantareira, 306, centro, 3228-0673
Pão de Açúcar
Nas unidades em que existe o setor de peixaria, é possível encontrar ostras para comprar. O quilo chega a custar R$ 48,00. https://www.paodeacucar.com.br