Gerando Falcões inicia expansão em modelo similar ao de franquias
A ONG, que dá suporte a famílias de baixa renda, pretende chegar a dez unidades em cinco anos
“Não importa de onde veio, mas para onde vai.” O empreendedor Edu Lyra, de 30 anos, ouvia a frase da mãe na infância, quando morava em uma favela de Guarulhos. Os dizeres viraram o lema do Gerando Falcões, projeto criado por ele em 2013 que oferece atividades e cursos de capacitação a 1 200 famílias de Poá, na região metropolitana. Bem-sucedida, a iniciativa está prestes a expandir seu alcance com base em um sistema similar ao de franquias. A ideia é replicar o modelo em dez comunidades pelo Brasil nos próximos cinco anos e dar apoio a 18 000 famílias.
Carismático e persistente, Lyra garantiu a ajuda de quatro investidores de peso na missão: Carlos Wizard Martins, dono de marcas como Mundo Verde e Taco Bell; Jorge Paulo Lemann, da Kraft Heinz e da Ambev; Daniel Castanho, presidente da Ânima Educação; e Flávio Augusto, proprietário da Wise Up e do Orlando City Soccer Club. “Esse pode ser o início do maior projeto de franquias sociais do mundo”, sonha Castanho.
Para desenvolver o programa, Lyra conseguiu vaga em um curso de liderança de dois meses na Universidade Harvard e contou com a parceria de consultorias como a Accenture, a fim de pensar em estratégias de gestão, incluindo metas e avaliações de rendimento. “A diferença entre gerir uma ONG e uma empresa é que o lucro é o ganho social”, diz Augusto.
Os líderes das comunidades que assumirão o comando das filiais serão escolhidos por chamamentos públicos. “Procuramos pessoas respeitadas pela favela, pela igreja, pelos comerciantes…”, explica Lyra. Os selecionados trabalharão com esquema de bonificação e plano de carreira. Uma equipe ajudará na implementação dos cursos e no treinamento de professores.
O cardápio de atividades reunirá práticas esportivas e culturais, além de capacitação profissional em programação, fotografia, empreendedorismo e logística. A primeira filial deve ser inaugurada em 10 de março, na Vila Prudente. Ainda sem data de abertura, a segunda sucursal será instalada em Maceió, em Alagoas.
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP





