Continua após publicidade

Gerando Falcões inicia expansão em modelo similar ao de franquias

A ONG, que dá suporte a famílias de baixa renda, pretende chegar a dez unidades em cinco anos

Por Gabrielli Menezes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 fev 2018, 19h26 - Publicado em 9 fev 2018, 06h00

“Não importa de onde veio, mas para onde vai.” O empreendedor Edu Lyra, de 30 anos, ouvia a frase da mãe na infância, quando morava em uma favela de Guarulhos. Os dizeres viraram o lema do Gerando Falcões, projeto criado por ele em 2013 que oferece atividades e cursos de capacitação a 1 200 famílias de Poá, na região metropolitana. Bem-sucedida, a iniciativa está prestes a expandir seu alcance com base em um sistema similar ao de franquias. A ideia é replicar o modelo em dez comunidades pelo Brasil nos próximos cinco anos e dar apoio a 18 000 famílias.

Carismático e persistente, Lyra garantiu a ajuda de quatro investidores de peso na missão: Carlos Wizard Martins, dono de marcas como Mundo Verde e Taco Bell; Jorge Paulo Lemann, da Kraft Heinz e da Ambev; Daniel Castanho, presidente da Ânima Educação; e Flávio Augusto, proprietário da Wise Up e do Orlando City Soccer Club. “Esse pode ser o início do maior projeto de franquias sociais do mundo”, sonha Castanho.

Para desenvolver o programa, Lyra conseguiu vaga em um curso de liderança de dois meses na Universidade Harvard e contou com a parceria de consultorias como a Accenture, a fim de pensar em estratégias de gestão, incluindo metas e avaliações de rendimento. “A diferença entre gerir uma ONG e uma empresa é que o lucro é o ganho social”, diz Augusto.

Os líderes das comunidades que assumirão o comando das filiais serão escolhidos por chamamentos públicos. “Procuramos pessoas respeitadas pela favela, pela igreja, pelos comerciantes…”, explica Lyra. Os selecionados trabalharão com esquema de bonificação e plano de carreira. Uma equipe ajudará na implementação dos cursos e no treinamento de professores.

Continua após a publicidade

O cardápio de atividades reunirá práticas esportivas e culturais, além de capacitação profissional em programação, fotografia, empreendedorismo e logística. A primeira filial deve ser inaugurada em 10 de março, na Vila Prudente. Ainda sem data de abertura, a segunda sucursal será instalada em Maceió, em Alagoas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.