Continua após publicidade

Por ômicron, prefeitura pode adiar liberação de uso de máscaras

Cidade seguiria calendário do estado, que prevê flexibilização a partir do dia 11 de dezembro

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 19h08 - Publicado em 29 nov 2021, 13h16
Imagem mostra grande quantidade de pessoas na Avenida Paulista neste domingo ensolarado de inverno. Muitas pessoas usam máscaras, mas muitas também não usam
Pessoas usam máscara na Avenida Paulista (Alexandre Battibugli/Veja SP)
Continua após publicidade

A identificação de uma nova cepa da Covid-19, a variante B.1.1.529, chamada de Ômicron, pode fazer com que a prefeitura de São Paulo adie a liberação do uso de máscaras em ambientes externos, medida prevista para o dia 11 de dezembro, de acordo com o calendário estadual.

A variante foi relatada à OMS (Organização Mundial da Saúde) pela África do Sul na última quarta-feira (24). Ela possui o maior número de mutações em cepas da Covid-19 até o momento, mas os cientistas ainda investigam quão transmissível e perigosa ela é. 

Neste domingo (28), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) identificou um caso positivo de Covid-19 em um passageiro brasileiro que passou pela África do Sul. Não há confirmação se o caso é da variante Ômicron.

O homem desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no último sábado (27) e já está em isolamento residencial. O sequenciamento genético para a identificação da cepa do vírus está sendo feito pelo Instituto Adolfo Lutz e a previsão é de que a análise fique pronta em até 5 dias.

Continua após a publicidade

A prefeitura ainda aguarda o resultado de um estudo de monitoramento próprio para decidir a respeito da liberação do uso de máscaras, mas a expectativa era seguir o cronograma do governo estadual.

Nesta segunda-feira (29), o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, considerou ser arriscado manter a previsão de liberação para as próximas semanas.

Um novo parecer sobre o assunto deve ser divulgado no dia 6 de dezembro, data prevista para a conclusão das análises feitas pela Secretaria Municipal da Saúde sobre a viabilidade dessa flexibilização.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.