Avatar do usuário logado
Usuário

Após nova colisão, circulação da Linha-15 Prata é normalizada

Uma segunda colisão entre trens do monotrilho aconteceu na madrugada desta quinta-feira (9), "porém sem causar novos danos aparentes"

Por Agência Brasil 9 mar 2023, 10h19 | Atualizado em 5 jun 2026, 13h27
Imagem mostra monotrilho, à noite, iluminado
Nova colisão na Linha-15 Prata do Monotrilho: circulação foi retomada na manhã desta quinta-feira (9). (Twitter/Reprodução)
Continua após publicidade
Após nova colisão, circulação da Linha-15 Prata é normalizada Priorizar nos meus resultados Google

A circulação dos trens na Linha 15 – Prata do metrô em São Paulo foi normalizada às 6h desta quinta-feira (9).

A colisão entre duas composições paralisou totalmente a operação durante a manhã de quarta-feira (8). O funcionamento foi parcialmente retomado no início da tarde.

Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, no momento em que os trens foram separados, durante a madrugada de hoje, as composições bateram novamente, “porém sem causar novos danos aparentes e nenhuma vítima”.

Continua após a publicidade

O acidente ocorreu entre as estações Sapopemba e Jardim Planalto, na zona leste, por volta das 4h30 de ontem, antes do início da operação comercial, durante o posicionamento dos trens, informou a companhia.

A linha é um monotrilho que funciona em via elevada, ligando a zona sul à zona leste da capital paulista, e transporta 115 mil pessoas por dia.

Ao acompanhar os desdobramentos do acidente na manhã de ontem, a presidenta do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Lisboa, questionou o sistema de proteção anticolisão do monotrilho.

Continua após a publicidade

“Na linha 1, 2 e 3 tem sistema anticolisão. Não se tem clareza de qual é esse sistema de proteção na Linha 15. Nós estamos apontando esses problemas faz tempo. Há um processo de terceirização das áreas da manutenção que prejudica o funcionamento e a segurança do sistema, e os trabalhadores do monotrilho são tão vítimas desse problema quanto os passageiros”, disse à Agência Brasil.

Questionado sobre esse sistema anticolisão e o possível motivo do acidente, o Metrô respondeu que a apuração do ocorrido “ainda continua”.

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Continua após a publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês