Metrô cede treze terminais de ônibus para a iniciativa privada
Espaços ficam em acessos de estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha
O governo estadual anunciou nesta quarta-feira (15) que treze terminais de ônibus que são ligados a estações do Metrô passaram a ser administrados por uma empresa privada. A Unitah Empreendimento e Participações vai explorar comercialmente os espaços e também será responsável pela manutenção, limpeza e segurança dos endereços.
Os terminais concedidos ficam nas seguintes estações: Ana Rosa, Armênia, Santana, Patriarca e Parada Inglesa (Linha 1-Azul) e Artur Alvim, Patriarca, Vila Matilde, Penha, Carrão, Tatuapé e Brás (Linha 3-Vermelha).
A concessão que se inicia neste ano foi negociada em 2019 e a Unitah ficará responsável pelos locais por 30 anos. A empresa fica autorizada também a construir sobre os terminais Ana Rosa, Carrão, Santana, Patriarca, Tatuapé e Vila Matilde e desenvolver projetos que podem ser voltados tanto para edifícios comerciais quanto residenciais.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais.
O valor da outorga foi de 11 milhões de reais para o Metrô mais 855 000 reais mensais a serem pagos pela empresa a partir do quinto ano de contrato. A quantia por mês poderá ser maior caso o equivalente a 8% da renda bruta da exploração seja maior que os 855 000.
De acordo com o governo, com a concessão, a administração passa a economizar 22 milhões de reais por ano, o que era gasto com a conservação e manutenção dos terminais.