Linha 15 – Prata do Monotrilho volta a operar em SP com limitações
Linha estava suspensa há três meses após falha em pneu.
O Metrô de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 1°, que a Linha 15 – Prata do Monotrilho voltou a operar hoje às 17h na capital paulista. A operação foi retomada apenas entre as estações Vila Prudente e Jardim Planalto de forma monitorada. O trecho entre o Jardim Planalto e a estação São Mateus segue sendo operado pelo sistema de ônibus PAESE e ainda não tem nada para voltar a funcionar.
A Linha estava paralisada desde o dia 29 de fevereiro após o rompimento de pneus, que chegaram a cair na rua embaixo da via elevada. O acidente no monotrilho que ligava a Vila Prudente a São Mateus, na zona leste, fez a fabricante canadense Bombardier recomendar o recolhimento da frota de 23 trens para inspeção.
Segundo o Metrô, o problema foi causado por uma falha nos dispositivos run flat, sistema que permite que as composições continuem se movimentando mesmo com os pneus murchos ou furados.
O monotrilho é uma linha elevada de trens que liga, quando em funcionamento completo, a Vila Prudente no limite entre as zonas sul e leste ao extremo da zona leste da capital paulista, chegando até São Mateus. Ao todo, são dez estações, além da possibilidade de interligação com a Linha Verde do Metrô.