Clique e assine por apenas 6,90/mês

Ferramenta na internet permite achar verbete oficial sobre doenças

Google e Einstein lançam projeto que permite encontrar informações de qualidade sobre moléstia. Dados são fornecidos pelo complexo hospitalar paulista

Por Mariana Oliveira - Atualizado em 5 dez 2016, 11h35 - Publicado em 10 mar 2016, 16h41

É comum recorrer à internet quando sentimos algum sintoma diferente no dia a dia. Mas, seja por uma simples dor de cabeça ou uma doença mais grave, a falsa sensação de um diagnóstico rápido feito pela web pode ser perigoso e nem sempre confiável.

+ Teste com “pílula do câncer” em humanos é liberado por comissão

Pensando nessa demanda, que representa 5% das pesquisas feitas no Google, a empresa fez uma parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, e passou a disponibilizar informações de diversas enfermidades com a assinatura e revisão do complexo hospitalar.

Ao jogar o nome da doença no buscador, os usuários podem conferir no canto direito um verbete com os sintomas mais comuns, meios de transmissão, ilustrações, links externos, uma versão do card para impressão e também o botão para compartilhar. Entre as enfermidades cadastradas aparecem, por exemplo, dengue, artrite, conjuntivite, diabetes, hipertensão, síndrome de Guillain-Barré, Tuberculose e Parkinson.

Para o engenheiro do Google, Frederico Quintão, a maioria dos materiais disponíveis na internet costuma ser sobre quadros mais graves e raros das doenças, faltando espaço para os diagnósticos mais comuns.

+ Alckmin diz que estado tem água para cinco anos de seca

Embora a iniciativa tenha sido concebida aqui no Brasil, o primeiro país a receber a novidade foi os Estados Unidos. E, além do português, a ferramenta também tem uma versão em espanhol. Veja abaixo alguns exemplos:

 

Continua após a publicidade
Publicidade