Continua após publicidade

Prazo para uso de créditos do bilhete único antigo acaba nesta segunda

Não haverá bloqueio do cartão, mas dos créditos que excedam 43 reais

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 14 fev 2020, 15h57 - Publicado em 30 set 2019, 11h13
Bilhete Único
Bilhete Único: fim do prazo para utilizar créditos comuns no modelo antigo (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

O prazo para o uso dos créditos acima de 43 reais dos cartões da modalidade comum do bilhete único emitidos antes de 2014 e dos que não têm identificação termina nesta segunda (30). A São Paulo Transporte (SPTrans) ressalta que os cartões não serão bloqueados, apenas os créditos excedentes. Para reavê-los, os usuários do transporte público terão que adquirir um novo bilhete, personalizado. A SPTrans afirma que a medida tem o objetivo de combater fraudes.

Quem precisa trocar?
Continua após a publicidade

Os usuários detentores de cartões do bilhete único emitidos antes de 2014 e os que não são personalizados (anônimos), com créditos excedentes a 43 reais do tipo comum. Na parte de trás do bilhete, há a especificação dos modelos do cartão. Entre os que devem ser trocados estão os modelos de cartões Classic 1K, códigos 52 e 59; II – Cartão Plus 4K, código 110.

Continua após a publicidade

Quem não trocar os bilhetes até esta segunda sofrerá bloqueio dos créditos do tipo comum caso o valor seja superior a 43 reais nessa carteira. Para reavê-los será preciso se cadastrar no site bilheteunico.sptrans.com.br e, após conclusão e aprovação da foto, retirar o novo cartão personalizado em um dos terminais de ônibus municipais.

Em 72 horas, o munícipe poderá fazer a restauração dos créditos remanescentes. Caso não entregue o cartão antigo, será cobrada uma taxa de 30,10 reais, equivalente a sete tarifas.

Não haverá bloqueio do cartão, mas dos créditos do tipo comum. Por exemplo, caso o munícipe tenha crédito comum excedente a 43 reais e vale-transporte no mesmo cartão, poderá continuar utilizando os créditos de vale-transporte normalmente.

Onde trocar

O passageiro que tem bilhete único comum emitido antes de 2014 ou anônimo deve entrar no site da São Paulo Transporte (SPTrans) e se cadastrar enviando uma foto. É necessário preencher uma série de dados. O link é https://sptrans.com.br.

Confirmado o cadastro, o passageiro deve ir ao posto da SPTrans com o cartão antigo e documento oficial com foto, como Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Continua após a publicidade

O saldo do bilhete antigo só vai estar disponível no novo depois de 72 horas, quando o passageiro deve voltar ao posto e validar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.