Filipe Sabará desiste de candidatura à prefeitura de São Paulo
"Minha participação na disputa para o cargo de prefeito municipal de São Paulo se encerra, mas meu propósito de servir ao povo paulistano permanece intacto"
Filipe Sabará, que era candidato a prefeito de São Paulo, desistiu da corrida eleitoral e pediu sua desfiliação do Partido Novo. Ele teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no domingo (25) e já havia sido expulso do partido na quinta-feira (21).
Em carta divulgada na noite de quinta-feira (29) ao partido, ele falou sobre a situação. “Minha participação na disputa para o cargo de prefeito municipal de São Paulo se encerra, mas meu propósito de servir ao povo paulistano permanece intacto”, disse Sabará.
No dia em que desistiu da disputa, o TRE-SP havia removido sua propaganda eleitoral na TV. “Fui atropelado pelo Diretório Nacional do Partido, através do seu órgão chamado Conselho de Ética Partidária – CEP, que, devendo prezar pela ética, tentou, de todas as formas, por meio de processos claramente contraditórios e frágeis, me expor, ferir minha honra e me fragilizar”, afirmou.
Fui expulso do Partido “novo”, por não aceitar ser obrigado a pensar como um dos fundadores, João Amoedo, que ataca o Presidente Bolsonaro o tempo todo (no Twitter) e defendi as boas ações do Gov. Federal, sempre que entendi que deveria.
— Filipe Sabará (@filipesabara) October 26, 2020
Entenda
Na quinta-feira (21), o Novo havia expulsado Sabará da sigla alegando inconsistências em seu currículo. Mesmo assim, a candidatura seguia válida. A decisão do TRE-SP veio no domingo (25), após a vice Marina Helena desistir da chapa e o Partido Novo não indicar substituto. Ainda cabia recurso, mas Sabará optou por desistir da corrida. As rusgas com o Partido Novo começaram após Filipe Sabará sair em defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em entrevista à Vejinha, ele disse que Bolsonaro se saiu melhor na condução da pandemia do que João Doria (PSDB), o que causou rebuliço interno no partido.