Continua após publicidade

CET estuda criar faixa exclusiva para motos na Marginal Tietê

Pista adicional deve ficar ao lado das já existentes em modelo inspirado na Malásia; ideia integra projeto de criação de mais 220 quilômetros de Faixa Azul

Por Clayton Freitas
Atualizado em 13 fev 2023, 17h06 - Publicado em 10 fev 2023, 06h00

Técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) deram início a estudos preliminares para a criação de uma nova via ao lado da faixa expressa da Marginal Tietê, e cobrir os 45 quilômetros da via (22,5 quilômetros em cada sentido). A estrutura deverá ficar rente à margem do rio, com acessos feitos com estruturas metálicas semelhantes às das ciclopassarelas usadas pelas bicicletas. “A ideia é de uma via segregada, tipo uma canaleta, de ponta a ponta da Marginal Tietê. Faremos os estudos e mostraremos ao prefeito (Ricardo Nunes)”, diz Ricardo Teixeira, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito.

+Prefeitura aperta o cerco contra carros abandonados nas ruas

Os estudos serão tocados de forma paralela ao projeto de ampliação de mais 220 quilômetros de trechos de Faixa Azul, que a prefeitura pretende entregar até o fim de 2024. A faixa funciona há um ano na Avenida 23 de Maio, e, desde agosto de 2022, na Avenida dos Bandeirantes, num total de 22 quilômetros. No primeiro ano de testes não foram registradas mortes na 23 de Maio, diz a prefeitura. Até 2020, eram quatro mortes ao ano.

A proposta de pista adicional para motos na Marginal Tietê prevê a criação de um novo pavimento de solo. A Faixa Azul consiste em sina- lizações no asfalto feitas por faixas contínuas pintadas no solo. Entre as mais de vinte vias que devem receber a Faixa Azul estão as avenidas Ipiranga, Rubem Berta, Francisco Matarazzo, do Estado, Aricanduva e Radial Leste (confira abaixo). Algumas delas, tais como a Rebouças e Consolação, apresentam desafios maiores, já que elas contam com ciclovias à direita, e faixa de ônibus à esquerda.

Continua após a publicidade
Vias que estão em estudo para receber novos trechos da Faixa Azul
Vias que estão em estudo para receber novos trechos da Faixa Azul (Arte/Veja SP)

A ideia de criar uma via segregada na Marginal Tietê surgiu após uma visita que técnicos da CET fizeram à Malásia em janeiro, país onde as motocicletas respondem por quase a metade de toda a frota de veículos (no Brasil elas representam 22% e, na capital, 15%). Eles conferiram o funcionamento de parte dos cerca de 260 quilômetros de vias exclusivas para motos existentes no país. “É bom observar como serão feitas as entradas e saídas. Precisa avaliar se de fato não haverá interferência”, afirma Sérgio Avelleda, coordenador do núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Para Edgar Francisco Silva, presidente da Associação dos Motofre- tistas de Aplicativos e Autônomos do Brasil APP, se efetivada, a via será um divisor de águas para a ca tegoria. “Muito mais seguro.”

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicado em VEJA São Paulo de 15 de fevereiro de 2023, edição nº 2828

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.