Continua após publicidade

Detox é alternativa para o pós-Carnaval

Pizza menos calórica que um pão com manteiga, vinhos orgânicos e cosméticos livres de substâncias químicas estão entre as novidades do mercado de produtos e serviços naturais

Por Helena Galante e Júlia Gouveia [Colaborou Carolina Romanini]
Atualizado em 1 jun 2017, 17h24 - Publicado em 7 mar 2014, 23h00

Pular o Carnaval demanda energia. Uma hora de folia bem animada queima até 600 calorias. Ao embalar a festa com cerveja e caipirinha, porém, o saldo da balança começa a ficar negativo. Tudo termina com quilos a mais na silhueta e um enorme peso na consciência. Identificou-se com a história?

 

Você não é o único. “Passado o feriado, os paulistanos começam a procurar os consultórios para limpar o organismo dos abusos”, afirma Alessandra Luglio, especialista em nutrição esportiva, cuja clínica atende celebridades como a atriz Claudia Raia e a blogueira de fitness Gabriela Pugliesi. Mas a busca por qualidade de vida está longe de ser sazonal ou uma mania de loucos por malhação ou de vegetarianos radicais.

Os números do mercado na capital refletem o interesse crescente pelos produtos e serviços do gênero. Uma das pioneiras no segmento, a rede Mundo Verde, com 44 de suas 282 lojas instaladas em São Paulo, faturou 321 milhões de reais em 2013, lucro 22% superior ao do ano anterior. De olho na tendência, grandes cadeias de supermercados, como Pão de Açúcar, multiplicaram nos últimos tempos o espaço nas gôndolas reservado aos produtos naturais. Trata-se de uma estratégia para fazer frente a empórios exclusivamente dedicados ao tema, como o Super Natural, aberto na Rua Augusta no fim do ano passado com um investimento de 1 milhão de reais.

 

Ali, são vendidos itens como pães e massas livres de glúten e sucos sem conservantes. “Ser saudável está na moda, e há muito potencial de crescimento”, afirma Miguel Carvalho Marques, presidente da Super Natural. “É uma área que rapidamente está deixando de ser um negócio de nicho.”

Continua após a publicidade

Esqueça os tempos em que adotar hábitos saudáveis significava abrir mão do prazer de comer bem ou arriscar-se em tratamentos alternativos,muitos deles de eficácia duvidosa. Conforme mostra este guia preparado por VEJA SÃO PAULO com 5 novidades na área, de bons refrigerantes sem corante a um ótimo fast-food vegetariano, o mercado natureba se revela mais saboroso do que nunca.

A preocupação com a saúde não se restringe à dieta. Há hoje um serviço de entregas feitas só com bicicleta, salões de beleza que reduziram o uso deprodutos químicos e farmácias que comercializam maquiagem vegana, elaborada com pigmentos como beterraba. Só de ler, a alma fica mais leve.

 

COMIDINHAS

Fornada orgânica: O padeiro Marcos Carnero faz delícias bem rústicas com farinha 100% integral e fermento selvagem, entre outras matérias-primas. Em sua loja, que fca quase na Serra da Cantareira, recebe os clientes com uma prova de pão como cortesia. Miolo Padaria Orgânica. Avenida Senador José Ermírio de Moraes, 1400, Tremembé, ☎ 2204-0701.

Continua após a publicidade

 

Tapioca para variar: Sem glúten, a fécula da mandioca é o ingrediente queridinho dos paulistanos ligados em dietas da moda. Mais comum na forma de crepe, a tapioca aparece em receitas inusitadas no menu da chef Morena Leite, como o ceviche de lagosta (26 reais) e o bolo de chocolate (8 reais). Goma Tapiocaria. Rua Girassol, 273,Vila Madalena, ☎ 3034-4255.

Molho pesto - Farofa.la
Molho pesto – Farofa.la ()

Do campo à mesa: A tendência “foodie” agora é trocar as compras em supermercados por empresas que negociam com os pequenos produtores. Pelo site www.farofa.la, dá para encomendar cestas e saber quem preparou cada item. Uma das combinações une espaguete artesanal orgânico (12 reais) e molho pesto (acima), feito por Zezé Andrade, de Gonçalves (MG). O vidro de 210 gramas custa 28 reais. Farofa.la. ☎ 98712-9424.

Bolo de cacau da Shanti & Li
Bolo de cacau da Shanti & Li ()
Continua após a publicidade

Doce sem peso na consciência: Calorias não são a única maneira de avaliar uma guloseima. Aqui, só entram ingredientes como farinha integral e ovos orgânicos. Assim, as 308 calorias da fatia do ótimo bolo de cacau com calda de ganache (59,90 reais oquilo) ficam mais saudáveis. Shanti & Li. Rua Artur de Azevedo, 969, Pinheiros, ☎ 2478-1405.

Gloops - natureba
Gloops – natureba ()

Refrigerante bom moço: Nem toda bebida gaseificada precisa ser banida da dieta. A versão criada pelo paulistano Gustavo Siemsen leva suco de frutas, como tangerina, melancia mais abacaxi ou limão-siciliano com framboesa e gás carbônico, sem conservantes nem corantes. Uma garrafa custa 7 reais. Gloops. Shopping Iguatemi, ☎ 2609-1763.

+ Aplicativo de paquera Tinder vira febre em São Paulo

PF pós-malhação: As opções para beliscar nas lanchonetes de academias costumam restringir-se a sanduíches naturais, saladas de frutas e barras de proteína com gosto de ração. O Fit Food, o restaurante da Reebok, no Shopping Cidade Jardim, foge à regra com um farto bufê de saladas e pratos light (47,20 reais). Não sócios podem frequentá-lo no almoço. Fit Food. Avenida Magalhães de Castro, 12000, Cidade Jardim, ☎ 3759-7878.

Continua após a publicidade
Picolé de melancia da Paleteria Los Hermanos
Picolé de melancia da Paleteria Los Hermanos ()

Muita fruta em cada palito: A paleta é a versão mexicana do picolé, com fartos 120 gramas. Feitos sem conservantes, corantes nem saborizantes, os ótimos palitos chegam a ter 80% de fruta. Custam de 6 a 9 reais. Paleteria Los Hermanos. Rua Doutor César, 742, Santana, ☎ 3567-6006.

Maoz Vegetarian
Maoz Vegetarian ()

Fast-food vegetariano: Presente em seis paises, a rede inaugurou em fevereiro uma loja no Baixo Augusta e tem casa cheia todos os dias. A procura e pelos saborosos lanches sem carne, recheados de falafel, bolinho de grao-de-bico frito. O cliente pode acrescentarcomplementos como picles, salada e molho tahine. Cada unidade custa11,50 reais. Maoz Vegetarian. Rua Augusta, 1523, Consolacao, ☎ 3251-2423.

Frango de granja, não! Preocupada com o bem-estar animal, a Korin produz frangos livres de antibióticos e alimentados apenas com ração vegetal. Para pagar menos que nos supermercados, vá à loja própria da marca. Dez ovos saem por7,65 reais. Korin. Rua Coronel Arthurde Godoy, 246,Vila Mariana,☎ 5579-9363.

Continua após a publicidade
Lanche natural na Diaita
Lanche natural na Diaita ()

Lanche natural de verdade: Nada de atum enlatado nem de maionese industrializada. Esse saboroso sanduíche, livre de glúten e de lactose, tem como recheio uma espécie de hambúrguer vegetariano de palmito,quinoa e semente de chia com patê de queijo de soja, mostarda em grãos, cenoura e alface. Montado no pão à base de grão-de-bico, sai por 8,90 reais. Diaita. Rua PadreLuciano, 122, Jardim França, ☎ 2548-7550.

Pizza light
Pizza light ()

Pizza light: Acredite, uma fatia pode ser mais leve do que um inocente pão francês com manteiga, de substanciosas 240 calorias. A cobertura elegance leva queijo cottage, escarola, cebola, salsinha e azeitona preta (62 reais). A porção tem aproximadamente 207 calorias — e o principal: é de dar água na boca. Quer dar adeus a mais 7 calorias? Deixe de lado a azeitona. Sala Vip. Rua Cisplatina, 195, Ipiranga, ☎ 2914-8181.

Empório da Papinha
Empório da Papinha ()

Papinha: Há mais de trinta opções de comidinha para os bebês, todas preparadas apenas com alimentos orgânicos certifi cados. O preço varia de 6,60a 8,55 reais. Empório da Papinha. Informação: ☎ 5051-4343.

Iogurte da Delicari
Iogurte da Delicari ()

Iogurte de baixa lactose: Nem sempre bem digerido, o açúcar do leite é reduzido em 90% nesta versão de iogurte (4 reais). O melhor: a cremosidade e o sabor levemente azedinho se mantêm intactos. Delicari. Rua Lourençode Almeida, 819,Vila Nova Conceição,☎ 3044-2624.

 

RESTAURANTES

Chef Renato Caleffi - Le Manjue Organique
Chef Renato Caleffi – Le Manjue Organique ()

Funcional e gostoso: O chef Renato Caleffi sabe trabalhar com ingredientes funcionais como poucos na capital. Ganache de cacau com biomassa de banana-verde e pão de farinhas de arroz e de mandioca mais fécula de batata, sem glúten, estão entre suas especialidades. Do cardápio, que prioriza os orgânicos mas não abre mão da proteína animal, experimente a tigelinha de siri ao leite de coco com castanha-do-pará e farofa de cúrcuma (34 reais) e o crepe de frango, espinafre e requeijão orgânico (sim, isso existe). Custa 49 reais. Le Manjue Organique. Rua Domingos Fernandes, 608, Vila Nova Conceição, ☎ 3034-0631.

Moqueca de caju do Goshala
Moqueca de caju do Goshala ()

Vegetariano à la carte: Uma casa que se autoproclame “natural” e tenha pedidas tão saborosas é raridade. Mas o cardápio de Andréa Finocchiaro agrada a carnívoros e vegetarianos:da feijoada de legumes servida às quartas (26 reais) à moqueca decaju sem lactose (31 reais). Goshala. Rua dos Pinheiros,267, Pinheiros,☎ 3063-0367.

+ Restaurantes bons e baratos em todos os cantos da cidade

Menu completo por menos de 50 reais: Sinal dos tempos saudáveis: a nutricionista Marília Cremonezi dividiu a cozinha com o chef Thiago Koch para bolar refeições completas, funcionais e baratas (48 reais no almoço da semana e no jantar de segunda a quinta). Saem o creme de leite, a manteiga e o trigo e entram, a cada semana, carnes magras em novas preparações. Beato. Rua dos Pinheiros, 174, Pinheiros, ☎ 2538-8107.

PRODUTOS

Tabelas - produtos que são hits
Tabelas – produtos que são hits ()
Tabela de produtos industrializados aprovados
Tabela de produtos industrializados aprovados ()
Tabela Teste do Suco Verde
Tabela Teste do Suco Verde ()
Vinhos orgânicos - tabela
Vinhos orgânicos – tabela ()

SERVIÇOS

Carbono Zero Courier
Carbono Zero Courier ()

Entregas de bicileta: No lugar de motoboys, a empresa reune um time de ciclistas que entregam encomendas de pequeno porte, como documentos. O servico é indicado para percursos de curta ou media distancia (ate 15 quilometros). Custa a partir de 24 reais. Carbono Zero Courier. Rua Bela Cintra, 409, Consolacao, ☎ 4113-3055.

Experiência rural: Conhecer uma fazenda de produtos orgânicos é moda entre as pessoas que gostam de experiências gastronômicas. Na Santa Adelaide, em Morungaba, a visitação à plantação de legumes e verduras guiada pelo proprietário David Ralitera ocorre de segunda a sexta, com agendamento prévio e entrada gratuita. Se a ideia for um programa com almoço ao ar livre, feito pelo chef Leo Botto, do Grupo Chez, o passeio com transporte incluso sairá por 324 reais. Fazenda Santa Adelaide Orgânicos. Informações pelo site https://www.foodpass.com.br ou e-mail santa.adelaide.organicos@gmail.com.

Neka - jantar verde
Neka – jantar verde ()

Banquete verde: Neka Menna Barreto especializou-se em montar cardápios seguindo os preceitos do raw food, com alimentos crus, e do slow food, que prioriza fornecedores orgânicos de comunidades familiares que transportam suas mercadorias de maneiras ustentável. A chef prepara ao menos cinco eventos do tipo por mês — há dez anos, ela conta que não chegava a um jantar verde por ano. Um banquete custa a partir de 250 reais por pessoa. Neka. Rua Caminho do Engenho, 354, Ferreira, ☎ 3751-3333.

Festa infantil como antigamente: Esqueça as rodas-gigantes e o bufê de comidinhas insossas. Neste espaço, os brinquedos são artesanais e as brincadeiras ocorrem em um quintal. No menu aparecem itens como caldinho de feijão, sucos naturais, milho na espiga e palitinho de goiabada com queijo branco. Os pais desembolsam entre 4140 e 6 940 reais por uma festa com duração de quatro horas para cinquenta convidados. Casa Tupiniquim. Rua Fidalga, 360, Vila Madalena, ☎ 3817-4488.

Feira da Água Branca
Feira da Água Branca ()

Mercados e feiras: No nicho de produtos orgânicos, é imbatível a fama da Feira da Água Branca, que ocorre às terças, aos sábadose aos domingos. Mas outros endereços também têm gôndolas variadas. Confra abaixo:

Casa Santa Luzia: O mezanino do empório tem uma seção de alimentos especiais (livres de glúten, lactose,açúcar etc.). Alameda Lorena, 1471,Jardim Paulista, ☎ 3897-5000.

+ Mercadinho Chic! amplia seção gastronômica na Alameda Santos

Mundo Verde: A rede possui ampla oferta de itens, que vão desde sementes, como a chia, até chás, sabonetes e laticínios. Avenida Cotovia, 328, Moema, ☎ 3628 4350.

St Marche: Entre os supermercados convencionais, destaca-se pelas gondolas dedicadas as comidinhas saudaveis. Rua Jose Ramon Urtiza, 975,Vila Andrade, ☎ 3773-0000.

Super Natural: Vende de legumes orgânicos ao sabao ecologicamente correto. Rua Augusta, 2992,Jardim Paulista, ☎ 3181-7808.

 

BEM-ESTAR

Malhação ao ar livre - Muhamudra Brasil
Malhação ao ar livre – Muhamudra Brasil ()

Malhação ao ar livre: Esqueça as aulas entre quatro paredes. Sempre no Parque do Ibirapuera, essa turma se reúne para trabalhar “o corpo, a mente e o espírito”. Como? Durante uma hora, o grupo faz exercícios de respiração, seguidos de um treino pesado, que inclui ondulações na corda naval, corrida, barra e práticas com elástico. Para terminar, posturas de ioga e relaxamento (ufa). A mensalidade com três aulas por semana custa 250 reais. Mahamudra Brasil. mahamudrabrasil@gmail.com.

Maquiagem vegana
Maquiagem vegana ()

Maquiagem vegana: A marca alemã de cosméticos Alva é uma das poucas que não utilizam nenhum derivado animal. O batom vermelho (70,20 reais) leva extrato de beterraba, enquanto a base bb cream, óleos de argan e de açaí( 158,40 reais;30 mililitros). HN Cristiano. Avenida Pavão, 742,Moema, ☎ 5533-0516. Mercado Apanã. Rua Turiaçu, 1645,Perdizes, ☎ 2667-9395.

Spa sustentável: O espaco coleta agua da chuva, usa madeiras certificadas e tem claraboias para aproveitar por mais tempo a iluminacao solar. A preocupação se estende aos produtos, entre eles os da marca francesa Biologique Recherche, que utiliza componentes naturais e botanicos. Alem de relaxar, suas massagens (de 246 a 395 reais) prometem benefícios ao sistema respiratorio, circulatório e digestivo. Kennzur. Avenida Repoeblica do Líbano, 577, Ibirapuera, ☎ 2348-1200.

Beleza sem química: Por aqui, escova progressiva não tem vez. O salão inovou quando aboliu, em 2011, boa parte dos produtos químicos em seus tratamentos. “É impossível tirar todos, mas usamos as marcas menos agressivas”, diz o proprietário Marcos Furquim. Em parceria com a  Agência Freela, a empresa desenvolveu a linha Utopia, com condicionadores exampus livres de parabeno, sulfato, cocamide e corantes. Custam de 40 a 80 reais. Bardot. Rua Girassol, 481, Vila Madalena, ☎ 3031-5993.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.