Continua após publicidade

Haddad libera Uber com decreto

Prefeito também voltou a permitir a circulação de táxis nos corredores de ônibus sem restrição de horário

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 27 dez 2016, 18h03 - Publicado em 10 Maio 2016, 17h16
uber-pacaembu
uber-pacaembu (/)
Continua após publicidade

O prefeito Fernando Haddad (PT) detalhou na manhã desta terça-feira (10) a regulamentação de aplicativos de transporte como a Uber em uma entrevista coletiva na prefeitura. A regulamentação por decreto deverá ocorrer nesta quarta-feira (11).

As empresas de transporte que rodarem por aplicativo na cidade terão de pagar uma outorga ao poder público. A expectativa é de que o preço inicial seja de R$ 0,10 por quilômetro rodado. As empresas também terão de fornecer à prefeitura as informações da viagem, como itinerário e tempo decorrido.

+ Chef Janaína Rueda cuidará de cardápio das merendas de escolas estaduais

Na prática, o decreto é uma tentativa de Haddad de evitar que a Uber e outros aplicativos acabem com o táxi na cidade. O valor da outorga servirá, segundo o plano da prefeitura, para regular a quantidade de serviço oferecido: se a demanda por táxi cair muito, o poder público pode limitar a quantidade de quilômetros rodados vendidos ou aumentar o preço do quilômetro.

A prefeitura não deixou claro quantos quilômetros vai liberar inicialmente para as empresas rodarem. “Será o equivalente a colocar mais 5.000 táxis na rua”, informou o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto.

Continua após a publicidade

+ Prefeitura estuda liberar Bilhete Único para pagar Uber

Como há carros da Uber que não rodam o dia todo, como os táxis, Tatto afirma que o número de veículos em circulação possa ser maior.

Haddad afirmou esperar que a publicação do decreto possa permitir à prefeitura fiscalizar e apreender carros da Uber caso a empresa não se adapte às novas regras. Por decisão da justiça, tomada antes da criação de nova legislação, o poder público não pode guinchar carros de aplicativos.

TÁXI NO CORREDOR

Continua após a publicidade

Em um gesto de afago aos taxistas, radicalmente contrários à liberação da Uber, a prefeitura de São Paulo liberou os táxis da cidade a rodarem em qualquer horário, mesmo sem passageiro, nos corredores e faixas exclusivas de ônibus.

A medida é uma forma de “compensação” à liberação do Uber. A lógica é que, se for mais caro, o serviço de táxi ao menos oferecerá ao passageiro o benefício de ter uma viagem mais rápida.

+ Após divergência em endereço, Suzane perde direito ao semiaberto

A proibição dos táxis nesses locais estava vigente desde o ano passado, após questionamentos do Ministério Público Estadual (MPE) e de estudos da própria prefeitura mostrarem que, nos corredores, os táxis acabavam tornando o tempo de viagem nos ônibus mais longo.

Continua após a publicidade

A gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) não esclareceu o que mudou de lá para cá para que os táxis não atrapalhem mais o tempo de viagem nos coletivos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.