Candidatos ao governo de São Paulo participam de debate na Band
Confira todos os destaques do encontro transmitido neste domingo (7)
O primeiro debate entre candidatos ao governo de São Paulo acontece neste domingo (7), na Band. Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB), Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT) discutem seus planos de governo.
É possível assistir ao vivo pela televisão e pelo Bandplay. As redes sociais da Band, assim como as rádios Bandeirantes e BandNews FM, também fazem a cobertura completa dos debates.
De acordo com a última pesquisa do Datafolha, do fim de junho, Haddad lidera a corrida com 34%. Em seguida, há um empate entre Tarcísio e Rodrigo, ambos com 13%. Poit e Cezar têm 1% cada um.
Confira abaixo os destaques de cada bloco:
Primeiro bloco:
No estúdio de gravação, os correligionários de Rodrigo Garcia se encontram em maior número, fazendo dele o mais aplaudido. Tomás Covas, filho de Bruno Covas, também está presente, assim como o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e a primeira-dama Regina Carnovale Nunes. Além disso, Márcio França e sua esposa, Lúcia França, marcam presença. Lúcia é a vice de Haddad em sua chapa para o governo de SP.
O primeiro tema discutido no debate foi a Cracolândia. Todos os candidatos concordaram que o assunto possui ligação direta com o Estado de São Paulo. “A Cracolândia precisa de ação para os dependentes químicos. Não fecho os olhos para esse problema”, disse Garcia. “Eles precisam de uma porta de saída e essa saída é o emprego”, afirmou de Freitas. Já Haddad destacou o trabalho que fez como prefeito com o Programa Braços Abertos.
Haddad escolheu o candidato de Jair Bolsonaro para fazer a primeira pergunta. Após isso, acontece o primeiro momento de tensão no debate: Tarcísio pede que público dê Google para “pior prefeito de São Paulo”. Haddad, então, responde para buscar por “genocida”. Já em outro momento, Poit faz uma provocação a Haddad, criticando o PT, e ao ex-presidente Lula, chamado por ele de “ex-presidiário”. Entre os dois, Garcia comenta: “vou proteger São Paulo dessa briga ideológica.”
Sobre violência contra a mulher, Vinicius Poit disse: “Mulher tem que ser respeitada. As delegacias da mulher vão ter parceria com o Sistema S. As vítimas de violência serão capacitadas para conseguir sua liberdade.” Rodrigo Garcia também fala sobre o tema: “São Paulo respeita a mulher como nenhum outro estado brasileiro faz. Não toleramos nenhum tipo de intolerância contra a população de São Paulo.”
O primeiro bloco foi encerrado após 45 minutos de comentários sobre políticas públicas, com algumas trocas de farpas no meio tempo.
Segundo bloco:
O segundo bloco se inicia com o tema “Sabesp”. Haddad se declarou contra a privatização da empresa, que hoje tem capital aberto. “Privatização não deve ser dogmática. Eu já defendi a privatização da Ceagesp, mas, no caso da Sabesp, sou totalmente contra. O consumidor vai sair perdendo e verá a conta de água subir muito.”
Sobre a fome no estado e o papel da assistência social, Vinicius opinou: “É importante dar o peixe, a vara, o ambiente de pescaria e deixar a pessoa pescar sozinha depois.”
Tarcísio comenta sobre política habitacional afirmando que ela precisa ser consistente. “Vamos construir o maior programa habitacional do estado de SP”, promete.
Mais morno, o 2º bloco contou com perguntas de jornalistas da Band e menos provocações entre candidatos.
Terceiro bloco:
Saúde e educação são os principais temas do terceiro bloco. Haddad é vaiado e tem sua pergunta interrompida pela plateia ao dizer que não deixou obras inacabadas em seu governo. Ele consegue retomar seu tempo e sua pergunta ao candidato Elvis depois da manifestação negativa de correligionários de Rodrigo Garcia.
A tensão continua entre Haddad e Garcia. O ex-prefeito diz: “Eu não acredito que o povo de SP esteja satisfeito com a saúde”. Garcia, então, ironizou: “Você está ouvindo pessoas que não gostam do estado de São Paulo”. Haddad é vaiado mais uma vez e pede para que aliados do atual governador respeitem as regras do debate.
Em momento entre Garcia e Tarcísio de Freitas, há novas trocas de farpas. O candidato do Republicanos pergunta onde está João Doria, “padrinho” de Garcia. Este rebate: “Quem precisa de padrinho é você.”
O terceiro bloco é encerrado com destaque na tensão entre Garcia, Tarcísio e Haddad.
Caso haja segundo turno, um novo debate será realizado no dia 5 de outubro.