D.O.M., de Alex Atala, é eleito o 18º melhor restaurante do mundo
É a melhor posição do restaurante brasileiro desde que entrou na lista, em 2006
O restaurante D.O.M., do chef brasileiro Alex Atala, voltou a subir no ranking da revista britânica ‘Restaurant’ de melhores restaurantes do mundo. No anúncio desta segunda-feira (26), o endereço foi colocado na 18ª posição, ante a 24ª colocação da lista do ano passado.
“Este foi um ano diferente, atípico, com grandes subidas e grandes descidas. Estou muito satisfeito com essa colocação e muito feliz por mais um ano estar entre os 50 melhores do mundo. Gostaria de ver mais brasileiros e sulamericanos neste prêmio”, disse Atala, que foi a Londres acompanhar a premiação. A declaração foi dada por meio de sua assessoria de imprensa.
Outra novidade foi o fim do reinado de quatro anos do El Bulli, do chef catalão Ferran Adrià. Entre 2006 e 2009, o restaurante ficou com a primeira posição, mas na edição de 2010 da lista, caiu para segundo. Apesar disso, Adrià recebeu um prêmio importante: de restaurante da década.
O primeiro lugar ficou com o Noma, de Copenhague. No ano passado, o estabelecimento de René Redzepi ficou com a terceira colocação.
Com a movimentação desse ano na lista, o Fat Duck, de Heston Blumenthal, caiu para a terceira posição, após quatro anos no segundo lugar (de 2006 a 2009). Em 2005, o restaurante britânico ficou com o posto de melhor do mundo.
O D.O.M. apareceu pela primeira vez na lista em 2006, na 50ª colocação. No ano seguinte, subiu para 38º, caindo para 40º em 2008 e chegando à 26ª posição no ano passado.
Confira os vinte primeiros colocados:
1º – Noma – Dinamarca
2º -El Bulli – Espanha
3º – The Fat Duck – Reino Unido
4º – El Celler de Can Roca – Espanha
5º – Mugaritz – Espanha
6º – Osteria Francescana – Itália
7º – Alinea – Estados Unidos
8º – Daniel – Estados Unidos
9º – Arzak – Espanha
10º – Per Se – Estados Unidos
11º – Le Chateaubriand – França
12º – La Colombe – África do Sul
13º – Pierre Gagnaire – França
14º – L’Hotel de Ville – Philippe Rochat – Suíça
15º – Le Bernardin – Estados Unidos
16º – L’Astrance – França
17º – Hof Van Cleve – Bélgica
19º – Oud Sluis – Holanda
20º – Le Calendre – Itália