Cursos formam sommeliers especializados em cerveja
Alunos aprendem sobre história e saem capacitados a fazer harmonizações e a montar cartas
Como reflexo da proliferação de loiras, morenas e ruivas geladas, a cidade ganhou no ano passado dois cursos de formação de sommelier de cerveja. O primeiro deles foi lançado em agosto pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP) e teve as setenta vagas, para as duas turmas, esgotadas. “Já há 25 interessados para o próximo, em junho”, afirma o coordenador da área da entidade, Estacio Rodrigues. Além de aprender sobre a história, matérias-primas, estilos, legislação, uso de copos corretos e técnicas de harmonização, o aluno degusta pelo menos sessenta rótulos.
Lançado em novembro, o curso do Senac traz a chancela da conceituada academia cervejeira Doemens, de Munique, na Alemanha. Teve suas quarenta vagas preenchidas antes mesmo de começar a divulgação. “As aulas, curiosamente, atraíram muitos sommeliers de vinho”, conta Juliana Reis, coordenadora da área de bebidas do Senac São Paulo. O aluno sai apto, por exemplo, a montar uma carta, sugerir harmonizações e zelar pelo armazenamento adequado. Há uma classe em andamento. A próxima está prevista para o segundo semestre, na unidade da Penha.
■ ABS-SP. Rua Gomes de Carvalho, 1.327, 2º andar, Vila Olímpia, tel.: 3813-8174. Duração: nove aulas, das 9h às 18h, em sábados alternados. R$ 1.600,00.
■ Senac Penha (Rua Francisco Coimbra, 403, Penha, tel.: 2135-0300). Duração: 100 horas. R$ 2.100,00.
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Mãe da atriz Mel Maia de ‘Donos do Jogo’ morre aos 53 anos no Rio
Casarão na Avenida Paulista vira Casa do Natal do Boticário
‘O Filho de Mil Homens’ transborda poesia com Rodrigo Santoro em destaque





