Sal debaixo da língua? Veja cuidados com a pressão em dias de calor
No calorão é preciso ficar atento com a saúde, principalmente dos idosos
O mês de outubro irá começar com temperaturas elevadas e deve até bater recorde histórico de calor da cidade de São Paulo. A maior temperatura registrada aconteceu no dia 17 de outubro de 2014 e foi de 37,8 graus. Nesta quinta-feira (1º), a máxima prevista para a capital é de 38 graus, ou seja, há fortes chances de ultrapassar a maior marca de calor já registrada desde 1943, quando começaram as medições no Inmet. Com o calorão, muita gente pode passar mal, principalmente os idosos, que são mais suscetíveis às variações climáticas.
Como se proteger do calor
O médico Natan Chehter, geriatra do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, falou sobre algumas ações importantes para evitar o mal estar nesses dias de calor intenso. “Quando o tempo está mais quente e seco é recomendado um esforço maior para beber água”. Ele explica que altas temperaturas induzem as pessoas a procurarem por ambientes com ar condicionado, mas mesmo assim a hidratação é fundamental. “O ar condicionado é um ar seco e, na prática, a hidratação continua sendo fundamental mesmo com um clima mais gelado”, ensina.
Para a população idosa, o cuidado precisa ser redobrado. “É uma situação mais difícil. Alguns mecanismos de sede já estão mais comprometidos e, naturalmente, se bebe menos água. Nessas épocas é mais importante fazer um esforço maior para consumir líquidos”.
Pessoas com problemas relacionados à pressão e que tomam medicações precisam ser ainda mais precavidas. “Uma pessoa que toma remédio pra diminuir a pressão e ainda passa por um dia quente enfrenta dois fatores: um que seria normal, a pressão baixar por conta do calor. O outro são os remédios que também causam a diminuição [da pressão arterial]. Acaba sendo uma combinação ruim para ela que, sem a hidratação correta, pode ter uma queda de pressão mais séria”, diz.
E quando vem a queda da pressão, o que fazer? “Existe uma recomendação equivocada que é a de colocar sal debaixo da língua. Na prática, a orientação correta é deitar para evitar tontura ou uma queda súbita que resulte em desmaio. Quando deitada, levantar as pernas, colocá-las em algum apoio, um banquinho ou almofada, por exemplo, para contribuir para um aumento da pressão”, explica o especialista.
Natan ainda complementa dizendo que, uma vez que o mal estar tenha passado, é preciso voltar a tomar líquido. “No momento em que a pessoa está passando mal não é o momento certo para beber mais água”, complementa.
Por que tão quente?
Existem alguns motivos para que o tempo esteja alcançando temperaturas tão altas. De acordo com o Climatempo, primeiramente, a forte massa de ar seco que atuou no fim do inverno ganhou intensidade na capital. Com ela, a umidade relativa do ar não aumenta ao longo do dia pela ausência de frentes frias. Sem nenhum sistema que provoque chuvas e nebulosidade, não há como barrar a elevação da temperatura, como acontece, por exemplo, quando há formação de nuvens que bloqueiam a entrada dos raios solares.
Em segundo lugar, essa massa de ar seco foi intensificada devido à condições do oceano favoráveis a um tempo menos úmido. “Estamos no padrão de La Nina, que é o resfriamento das águas no pacífico equatorial e que tende a deixar o tempo mais seco nos próximos meses”, explica João Basso, meteorologista do Climatempo.
Na sexta-feira (2), a temperatura subirá bastante até a chegada da chuva. O sol vai predominar no período da manhã com algumas nuvens. No final do dia a previsão é que chegue uma nova frente fria da região Sul do Brasil. Ela impactará as condições de tempo na capital e o sábado (2) começará com tempo nublado, chuviscos e queda de temperatura.
A temperatura chega a variar entre 17 e 23 graus no primeiro dia do final de semana e a chuva acontece principalmente entre a tarde e a madrugada ou a manhã do domingo. Ela será frequente, mas com fraca intensidade. O tempo ameno deve ir embora já na segunda-feira (5), com o calorão dando as caras novamente por aqui.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90
Veja a previsão do tempo nos próximos dias para a capital:
Quinta-feira (1º): Mínima de 20ºC e máxima de 38ºC
Sexta-feira (2): Mínima de 23ºC e máxima de 38ºC
Sábado (3): Mínima de 18ºC e máxima de 23ºC
Domingo (4): Mínima de 17ºC e máxima de 22ºC
Segunda-feira (5): Mínima de 21ºC e máxima de 31ºC
Terça-feira (6): Mínima de 21ºC e máxima de 27ºC
+Assine a Vejinha a partir de 6,90
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia





