Comércio terá placas do Disque Denúncia contra violência à mulher
Nova lei municipal, sancionada pelo prefeito João Doria, estabelece um prazo de 90 dias para implantação dos avisos
Uma nova lei obriga estabelecimentos comerciais da cidade de São Paulo a implantar placas em locais visíveis com o número de telefone do Disque Denúncia da Violência Contra a Mulher – que é 180. O Projeto de Lei (PL) 54/2017 foi sancionado pelo prefeito João Doria na última terça-feira (11).
Os locais terão um prazo de noventa dias para colocar os avisos. O descumprimento da medida resultará em multa no valor equivalente a um salário mínimo (937 reais). A arrecadação será aplicada em programas de prevenção à violência contra a mulher.
Além de estabelecimentos comerciais, repartições públicas e serviços de transporte público que operam dentro da capital, ônibus, metrô, trens e táxis também deverão obedecer à nova regra.
“Muitas mulheres não sabem quais são seus direitos, nem que existe um canal de denúncia. O objetivo é popularizar esse mecanismo de desnaturalização da violência contra a mulher”, explica a autora do projeto, Sâmia Bonfim (PSOL).
Nos próximos dias, a vereadora fará reuniões com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania para concretizar a implementação da medida. As iniciativas incluem encontros com associações de moradores e comerciantes para que haja ampla compreensão da importância da lei.
“Deve ser algo generalizado na nossa cultura, como a placa de ‘proibido fumar’, que todos conhecem. A intenção é fornecer informação e desenvolver um debate sobre o tema”, defende.