Continua após publicidade

Chuvas de verão já provocaram 16 mortes no estado

Número de desalojados já se aproxima do total do ano passado

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 jan 2023, 11h53

As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo no último mês provocaram um total de 16 mortes, segundo relatório interno da Defesa Civil do Estado. Além disso, três pessoas continuam desaparecidas.

+Supremo confirma lei que proíbe arma de brinquedo em São Paulo

Segundo os dados, foram registrados 83 relatos de acidentes em 70 cidades diferentes do estado. A soma de pessoas desabrigadas (tiveram de ser acolhidas em abrigos por não ter para onde ir) chega a 693, e a de desalojados –que foram para casa de parentes ou amigos– é de 3 856.

Os dados do relatório foram elaborados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) a partir de informações das defesas civis municipais e trazem o acumulado desde 1º de dezembro de 2022, quando teve início a chamada Operação Chuvas de Verão 2022/2023. Apesar do nome, o verão teve início em 21 de dezembro de 2022.

Continua após a publicidade

+Acidente envolvendo ônibus e caminhão deixa 24 feridos na Bandeirantes

Uma das regiões do estado mais afetadas pelas chuvas foi a de Campinas. Uma cidade vizinha, Monte Mor, acumulou 226 milímetros de chuva num período de 72 horas, o que provocou diversos transtornos na cidade. Outros locais que apresentaram registros significativos foram Sumaré, São Carlos, Rafard, Brotas, Itupeva e Araraquara.

Comparativo

Continua após a publicidade

Até o dia 31 de março de 2023, toda as equipes de defesa civil do estado estão sob alerta. Essa operação é feita anualmente. É possível inferir pelos dados disponíveis no relatório da Operação Chuvas de Verão 2021/2022, que as chuvas deste ano estão provocando muitos estragos e a quantidade de pessoas obrigadas a deixar suas casas já se aproxima da edição passada.

Neste ano são 693 desabrigados, número que representa 90,6% do total da edição passada, de 765. Os desalojados deste ano (3 856) já somam 93,1% dos 4 011 da Operação Chuvas de Verão 2021/2022.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.