Continua após publicidade

Uma seleção de produtos de decoração e design à venda na CASACOR

Preparamos uma lista com peças disponíveis nas lojas da maior mostra de arquitetura de interiores das Américas

Por Mattheus Goto
19 jul 2024, 08h00
Projeto do escritório Blaia e Moura Arquitetos para a loja da Feira na Rosenbaum
Projeto do escritório Blaia e Moura Arquitetos para a loja da Feira na Rosenbaum (MCA Estúdio/Divulgação)
Continua após publicidade

A CASACOR serve como um indicador de tendências do mercado de decoração, arquitetura, arte e paisagismo. Ao passear pelo Conjunto Nacional na edição deste ano, o visitante pode se inspirar com os 69 ambientes decorados.

Mas, para quem quiser, também é possível levar para casa um item de moda ou decoração expostos na seção de lojas do evento. A maior mostra de arquitetura de interiores das Américas, em cartaz até 28 de julho, fez uma curadoria de marcas em diálogo com o tema do ano, De Presente, o Agora, que reflete sobre o futuro do morar pela perspectiva da ancestralidade.

São quatro estabelecimentos com produtos para comprar: a estreante Feira na Rosenbaum, dedicada ao design; a Gustavo Eyewear, de óculos de grau e de sol; a Oficina Francisco Brennand, marca de cerâmicas artesanais; e a Livraria Unisaber, especializada em livros de arte e arquitetura. Todos os espaços receberam projetos arquitetônicos e oferecem acesso gratuito.

Confira a seguir uma seleção de peças à venda em cada um deles.

Continua após a publicidade

Feira na Rosenbaum

A loja estreia na CASACOR e apresenta uma coletânea de produtos com o propósito declarado de “expor a alma brasileira”. A fundadora e curadora Cris Rosenbaum vê a participação como uma ferramenta para ampliar a divulgação do trabalho criativo. “É transformador presenciar a leva de criativos conquistando cada vez mais espaço”, ela afirma.

Duas opções de itens à venda são a luminária Pedra M (R$ 1.580), criada pelo artista Marcos Husky, e a escultura da artista Sandra Barreiro (R$ 1.000).

O espaço tem projeto do escritório Blaia e Moura Arquitetos.

Luminária Pedra M, de Marcos Husky
Luminária Pedra M, de Marcos Husky (Divulgação/Divulgação)
Escultura, de Sandra Barreiro
Escultura, de Sandra Barreiro (Divulgação/Divulgação)

Gustavo Eyewear

Projeto de Eduardo Baldelomar para a loja da Gustavo Eyewear
Projeto de Eduardo Baldelomar para a loja da Gustavo Eyewear (MCA Estúdio/Divulgação)

Já virou tradição a presença da grife do empresário Gustavo Gonçalves na mostra de arquitetura de interiores. Os óculos são pintados à mão, de modo a sempre criar peças únicas, e produzidos em quantidade limitadíssima, entre uma e vinte unidades. Algumas linhas se inspiram em grandes artistas.

Para a edição de 2024, a ótica levou um lançamento especial ao Conjunto Nacional: a nova coleção Trois, pautada por uma mistura arrojada de três cores. Cada peça sai por R$ 1.880.

Continua após a publicidade

O ambiente foi projetado pelo arquiteto boliviano Eduardo Baldelomar, que trouxe murais ricos em cor e textura, com flores típicas do seu país.

Coleção Trois, da Gustavo Eyewear
Coleção Trois, da Gustavo Eyewear (Divulgação/Divulgação)

Cerâmicas Brennand

Projeto de Renata Patelli para a Oficina Francisco Brennand
Projeto de Renata Patelli para a Oficina Francisco Brennand (MCA Estúdio/Divulgação)

A marca veio de Recife, Pernambuco, com peças feitas por artesãos na Oficina Francisco Brennand. Além de um ateliê, a instituição também funciona como museu e dedica-se a homenagear a memória do artista Francisco Brennand (1927-2019), realizando exposições e incorporando seus conceitos ao trabalho. A oficina foi fundada em 1971 pelo pai de Francisco, o industrial Ricardo Lacerda de Almeida Brennand, que ocupou as ruínas da olaria Cerâmica São João da Várzea, do ano de 1917.

Continua após a publicidade

Uma coleção disponível na CASACOR é a de jarras e garrafas (preços a partir de R$ 710).

O projeto da loja é de Renata Patelli.

Coleção de jarras e garrafas da Oficina Francisco Brennand
Coleção de jarras e garrafas da Oficina Francisco Brennand (Divulgação/Divulgação)

Livraria Unisaber

Projeto de Marina Salomão para a Livraria Unisaber
Projeto de Marina Salomão para a Livraria Unisaber (MCA Estúdio/Divulgação)

Todo ano, a CASACOR dedica um espaço a uma livraria, tanto para a venda dos catálogos do ano quanto de outros livros de diversas editorias. Em 2024, é a vez da Livraria Unisaber, que vende obras sobre temas como arquitetura, arte, moda e viagem. As peças apresentam, em sua maioria, capas belas e chamativas. Ou seja, além de apreciar a leitura, o comprador pode utilizá-las como item de decoração em uma mesa de centro.

Um bom exemplo é o Amalfi Coast (2020), publicado pela Assouline, que explora a paisagem e os passeios pela Costa Amalfitana, na Itália. Custa R$ 789.

Quem assina a arquitetura do espaço é Marina Salomão.

Livro 'Amalfi Coast', à venda na Livraria Unisaber
Livro ‘Amalfi Coast’, à venda na Livraria Unisaber (Divulgação/Divulgação)

Publicado em VEJA São Paulo de 19 de julho de 2024, edição nº 2902

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.