Continua após publicidade

Câmera no Metrô mede temperatura e verifica se passageiro usa máscara

Equipamento foi testado nesta quinta-feira (2) na estação da Sé; passageiros identificados com febre poderão ser encaminhados para posto de saúde

Por Redação VEJA São Paulo
Atualizado em 2 jul 2020, 20h46 - Publicado em 2 jul 2020, 20h41

O governo de São Paulo testou na estação do Metrô uma câmera que adota um sistema inteligente: o equipamento, que foi instalado próximo das catracas, mede a temperatura corporal dos passageiros e verifica se os usuários usam máscaras. A demonstração ocorreu nesta quinta-feira (2). O sistema tem a capacidade de checar as informações em até 2 000 pessoas por minuto.

De acordo com o Metrô, quando um passeiro passa pela catraca e o equipamento acusa mais de 37,5º de temperatura, ou não está usando máscara, um alerta é emitido no sistema. Funcionários podem encaminhar o usuário para um posto de saúde ou avisar que o uso de máscara é obrigatório no transporte público paulista.

O órgão afirma também que abriu um chamamento para instalar a tecnologia em outras estações, e está recebendo propostas de empresas especializadas na área.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

A melhor notícia da Black Friday

Receba VEJA e VEJA SP impressas pelo melhor preço do ano!

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Para curtir o melhor de São Paulo!

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site, edições e acervos digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês
(Melhor oferta do ano!)