Corregedoria aprova cassação de vereador acusado de racismo

Camilo Cristófaro está sendo investigado por quebra de decoro desde maio de 2022, quando disse a frase "É coisa de preto" em sessão da Câmara

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 ago 2023, 17h13
camilo-cristofaro-cassado
Vereador Camilo Cristófaro em sessão na Câmara Municipal de SP (CMSP/Divulgação)
Continua após publicidade

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta quinta-feira (24), a cassação do vereador Camilo Cristófaro (Avante) por quebra de decoro parlamentar e racismo. As acusações se referem ao ocorrido na CPI dos Aplicativos, em maio do ano passado, quando o microfone do parlamentar estava aberto e ele proferiu a frase “É coisa de preto”.

+ Auditores vão inspecionar qualidade de fraldas fornecidas pela prefeitura

Após a fala, foi aberto um processo disciplinar contra o vereador a pedido da vereadora Luana Alves (PSOL). Os parlamentares, então, aprovaram o pedido de abertura. Uma outra investigação, referente ao crime de racismo, foi aberta na Justiça de São Paulo, mas Cristófaro foi absolvido da alegação.

Na época, ele chegou a se justificar, indicando que foi uma brincadeira com um amigo. O relator do processo, Marlon Luz (MDB), afirmou que a fala “reforçou a percepção socialmente abominável de que as pessoas negras são necessariamente encarregadas de executar trabalhos manuais e que sua suposta ineficiência está relacionada à sua etnia, o que, por si só, já caracterizaria uma quebra de decoro parlamentar”. 

O relatório de cassação foi aprovado na Câmara de SP por cinco votos a favor e uma abstenção. Agora, ele segue para votação em plenária, prevista para a próxima terça-feira (29). O vereador só será cassado caso haja aprovação com maioria absoluta, ou seja, pelo menos 37 votos.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.