Avatar do usuário logado
Usuário

ONG de defesa do consumidor testa bares paulistanos

Segundo a pesquisa, estabelecimentos inserem na conta itens que não foram comprados pelos clientes

Por Ricky Hiraoka 31 jan 2013, 18h36 | Atualizado em 5 dez 2016, 16h21

Em dezembro, a ONG Proteste, de defesa do consumidor, testou bares paulistanos para saber, entre outras coisas, se os estabelecimentos inserem na conta itens que não foram comprados.

Resultado: o Genésio, em Pinheiros, aparece como o campeão da cobrança indevida de chope. Segundo a associação, a equipe consumiu sessenta unidades da bebida — na fatura, teriam sido marcadas 73.

Helton Altman, sócio da casa, se diz indignado: “Cadê a prova da visita ao local?”. O empresário argumenta que a freguesia dispõe de seu próprio sistema de controle, pois recebe um descanso de copo a cada tulipa colocada na mesa. “Às vezes, subtraem essas bolachas para pagar menos”, acusa. “Já desentupi uma privada cheia delas.” Maria Inês Dolci, coordenadora da Proteste, rebate os questionamentos: “Anotamos o que bebemos e temos a nota fiscal”, afirma.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês