Avião carregado de vacinas contra Covid entra em rota de colisão com aeronave
Jato que levava imunizantes era do governo do Paraná; FAB investiga o episódio
Uma aeronave do governo do Paraná que saiu de Curitiba entrou por alguns minutos em rota de colisão com um voo da Gol que partiu do Aeroporto de Guarulhos. O caso é apurado pela Força Aérea Brasileira: o avião paranaense transportava doses da CoronaVac para Londrina. O caso foi revelado pelo G1.
De acordo com o governo paranaense, o piloto automático do jato monomotor fez uma curva errada, entrando na rota do voo da Gol. Controladores de tráfego aéreo orientaram o avião da empresa a subir ou descer na rota, para evitar uma colisão com a aeronave.
A gestão do Paraná informou que o caso foi um incidente e disse ainda que os pilotos demoraram alguns minutos para conseguir resolver o problema e desligar o piloto automático da aeronave. Em nota, a Gol afirmou que o voo, que seguia de Guarulhos para Curitiba, teve que realizar um novo procedimento de pouso na capital paranaense após “solicitação do controle de tráfego aéreo”.
O governo do Paraná disse que “não gouve um acidente, mas um incidente. Na dinâmica da aviação, foram tomadas medidas técnicas mitigadoras para manter a segurança de voo”.