Clique e assine por apenas 6,90/mês

Prefeitura espalha lixeiras com slogans engraçadinhos na Paulista

Ação inspirada em campanha realizada nos EUA tem o objetivo de reduzir as 12 toneladas de lixo jogadas no chão todos os domingos

Por Redação VEJA São Paulo - Atualizado em 17 Oct 2018, 16h25 - Publicado em 17 Oct 2018, 16h23

A partir do próximo domingo (21), a prefeitura disponibilizará oitenta lixeiras extras em pontos estratégicos da Avenida Paulista. Trata-se de um aumento (temporário) de 67% no número de espaço para descarte do tipo na via.

A ação é uma tentativa de amenizar o cenário imundo ao fim de cada domingo em que a avenida fica fechada para carros e aberta aos pedestres. Semanalmente, os frequentadores largam 12 toneladas de detritos espalhados pelo chão – em dias comuns, este número gira em torno de 4 toneladas.

A tática da prefeitura foi inspirada em uma divertida ação realizada em Austin, no Texas, desde anos 80. No destino americano, alguns latões de lixo levam mensagens engraçadinhas a exemplo de “Detesto aquele sentimento de vazio por dentro”. A ideia faz parte de uma potente campanha de conscientização encabeçada pelo governo local, que conseguiu reduzir a sujeira recolhida em 72% em seus primeiros anos.

iniciativa americana ganhou destaque em agosto na seção #SPSonha, de VEJA SÃO PAULO. Na época, o caso chamou a atenção de secretários da gestão de Bruno Covas, que decidiram aplicar tais frases espirituosas nestas novas lixeiras paulistanas. Surgem mensagens como “Lixo no chão me corta o coração, o lugar do seu lixo é aqui comigo!”, entre outros.

Continua após a publicidade

Confira as mensagens que acompanham as lixeiras:

Reprodução/Veja SP

 

Publicidade