Doria anuncia muro verde na Avenida 23 de Maio
Serviço começa na próxima semana e será bancado pelo Sindverde
A prefeitura de São Paulo vai plantar 9 000 mudas de vegetação nas paredes cinzas da Avenida 23 de Maio, antes cobertas por grafites.
A medida, que começará na próxima semana, é uma resposta de João Doria às críticas que recebeu após mandar apagar os murais que margeavam a via por mais de cinco quilômetros. Os desenhos foram pintados por 490 artistas em 2015, durante a gestão de Fernando Haddad.
No total, haverá mais de 6 000 metros quadrados de muros cobertos por 6 700 plantas do tipo unha de gato e 2 200 mudas de outros arbustos, conhecidos popularmente como trepadeiras. “Verde também é arte e a gente vai valorizar a vegetação. Unha de gato é a coisa mais bonita que existe”, afirma Doria.
A plantação e a conservação serão feitas e bancadas pelo Sindicato das Empresas de Manutenção das Áreas Verdes Municipais, o Sindverde.
Autor da iniciativa, o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini (PV), acredita que a plantação de trepadeiras – que já ocorreu no passado na 23 de Maio nas paredes que margeiam o Hospital Beneficência Portuguesa – pode ser estendida para outras áreas da cidade, como grandes avenidas e as pontes das marginais Pinheiros e Tietê.
“Dá para dividir arte urbana e parede verde. Tem espaço pra todo mundo em São Paulo”, afirma Natalini.
Em uma etapa subsequente do projeto de plantio das trepadeiras na avenida, a prefeitura pretende construir painéis verticais nos mesmos moldes daqueles existentes na empenas cegas de prédios ao longo do Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão.
Os números do plantio de trepadeiras na Avenida 23 de Maio:
- 6 681 metros quadrados de muros
- 6 700 mudas de unhas de gato
- 2 255 metros de canteiros laterais
- 340 mudas de tumbergias
- 50 plantios de árvores