Doria anuncia muro verde na Avenida 23 de Maio

Serviço começa na próxima semana e será bancado pelo Sindverde

A prefeitura de São Paulo vai plantar 9 000 mudas de vegetação nas paredes cinzas da Avenida 23 de Maio, antes cobertas por grafites.

A medida, que começará na próxima semana, é uma resposta de João Doria às críticas que recebeu após mandar apagar os murais que margeavam a via por mais de cinco quilômetros. Os desenhos foram pintados por 490 artistas em 2015, durante a gestão de Fernando Haddad.

No total, haverá mais de 6 000 metros quadrados de muros cobertos por 6 700 plantas do tipo unha de gato e 2 200 mudas de outros arbustos, conhecidos popularmente como trepadeiras. “Verde também é arte e a gente vai valorizar a vegetação. Unha de gato é a coisa mais bonita que existe”, afirma Doria.

A plantação e a conservação serão feitas e bancadas pelo Sindicato das Empresas de Manutenção das Áreas Verdes Municipais, o Sindverde.

Autor da iniciativa, o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini (PV), acredita que a plantação de trepadeiras – que já ocorreu no passado na 23 de Maio nas paredes que margeiam o Hospital Beneficência Portuguesa –  pode ser estendida para outras áreas da cidade, como grandes avenidas e as pontes das marginais Pinheiros e Tietê.

“Dá para dividir arte urbana e parede verde. Tem espaço pra todo mundo em São Paulo”, afirma Natalini.

Trepadeiras em muro da 23 de Maio: 9 000 novas mudas serão plantadas na via. Reprodução: Google Earth Trepadeiras na 23 de Maio: outros muros da via seguirão esse padrão (Foto: Reprodução Google Street View)

Trepadeiras na 23 de Maio: outros muros da via seguirão esse padrão (Foto: Reprodução Google Street View) (/)

Em uma etapa subsequente do projeto de plantio das trepadeiras na avenida, a prefeitura pretende construir painéis verticais nos mesmos moldes daqueles existentes na empenas cegas de prédios ao longo do Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão.

Os números do plantio de trepadeiras na Avenida 23 de Maio:

  • 6 681 metros quadrados de muros
  • 6 700 mudas de unhas de gato
  • 2 255 metros de canteiros laterais
  • 340 mudas de tumbergias
  • 50 plantios de árvores
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Eduardo Vilibor

    Como tem mané que gosta de reclamar de tudo!!!!!O cara está se dispondo a melhorar as coisas mas tem sempre um petista enrustido que reclama de qualquer coisa!!!!!Bando de gente otária!

  2. Esse cra é louco! E tem gente que defende, podem acreditar!

  3. Claudio Bucci

    Quando Raddad emporcalhou a cidade de vermelho , e sua corja o resto do Brasil , houve pouco comentários . Agora criticam uma parede que foi limpada de pintada de cinza. Não entendem de arte . pois la existem muito mais do que 50 tons de cinza. Melhor do que muitas caretas e imagens assustadoras e horríveis que alguns grafiteiros pintaram la dizendo-se artistas.