13 lugares para conhecer na Bela Vista
Selecionamos bares, restaurantes e pontos de lazer no bairro da região central de São Paulo
A Bela Vista tem um pé na Paulista e outro na Praça da Sé. No meio do caminho, você esbarra no Bixiga, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. Compre itens de decoração, roupas de grife com cheirinho de guardado nos brechós e beba uma pint no The Blue Pub ou faça compras no Shopping Pátio Paulista. VEJA SÃO PAULO listou alguns pontos que você tem que conhecer quando der uma passada pelo bairro. Confira:
Quem quiser tomar cervejas importadas (tem entre quartenta e cinquenta disponíveis no cardápio) e acompanhar jogos de futebol e basquete, a opção é o The Blue Pub. O bar fica em uma esquina, a dois quarteirões da Avenida Paulista. São três andares, com decoração típica de seus similares ingleses, e terraço para fumantes. Você anda pela casa e descobre aos poucos os cantinhos com mesas e banquinhos.Também são realizados shows no local, de terça a sábado. Aos domingos e na segunda-feira não é preciso pagar para entrar.
Feira de Antiguidades do Bixiga
A Feira de Antiguidades do Bixiga, na Praça Dom Orione, funciona desde 1982. São diversas barraquinhas, de lona branca, que expõem roupas, discos, itens de decoração, telefones antigos, peças de coleções, entre outros. É um lugar para pechinchar, brigar mesmo para fazer os vendedores derrubarem os preços, que podem ser salgados. No entorno, vendedores oferecem também roupas e acessórios e outras esquisitices como frascos de perfume vazios, latas de biscoitos e outras quinquilharias. A feira funciona aos domingos, das 8h às 18h. Aproveite o passeio para buscar os canonolis do doceiro Alexandre Leggieri, que fica no centro da praça.
O shopping tem muitas opções de lojas como Sephora, Mac, Empório Body Store, Zara. Fora os cinemas. Em frente ao shopping, na Praça Oswaldo Cruz, há uma feira de comidinhas, com foodtrucks. É uma pedida para quem não quer comer na praça de alimentação do shopping.
Na Rua Treze de Maio tem o bar especializado em jogos de tabuleiro Ludus Luderia, com 900 títulos disponíveis. Chame os amigos e fique horas jogando enquanto toma uma cerveja. Dos clássicos como War, Detetive, Banco Imobiliário e Batalha Naval aos títulos mais raros.
É um restaurante francês bom e barato na Bela Vista. Opte pelo menu completo de almoço e jantar que sai a 39,50 reais. Quem prepara os pratos é o chef e sócio Jean-Christophe Burlaud. Vale espiar os doces expostos na vitrine da confeitaria montada no centro do salão.
Um dos poucos endereços do Bixiga que não tem cozinha italiana. É famoso pelos pescados feitos de maneira tradicional.
Conseguir uma mesa no fim de semana pode demorar uma hora. Isso porque a casa leva o nome de um dos maiores especialistas em churrasco do país, Marcos Bassi, morto em 2013. Vale consultar a carta de vinhos com ótima relação custo-benefício.
O restaurante foi aberto em 2010 e fica na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, quase no cruzamento com a Avenida Paulista. Ao passar na porta, já é possível ver a clientela de pé, apressada, saboreando os salgados árabes que são repostos com frequência. Entre mais um pouquinho, busque uma mesa e peça um suco.
Tem a temática náutica, a baladinha serve de palco para um pessoal moderninho e fashionista. “De Madonna à Beyoncé, de Daft Punk a Calvin Harris. Gente bonita, glamour e jogação na balada mais pop de São Paulo”, diz a descrição no Facebook da casa.
Os teatros
Difícil fazer a relação de todos os teatros no bairro, mas vamos começar falando que o musical Wicked está em cartaz no Teatro Renault, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Ali também já foram apresentados espetáculos famosos como Rei Leão e Mudança de Hábito. No entorno, encontramos teatros como o Bibi Ferreira, Brigadeiro e o Sérgio Cardoso, que tem, no momento, em cartaz a peça Fora do Mundo, sobre uma personagem da Bela Vista: a dona Yayá. A casa de Yayá, localizada na Rua Major Diogo, hoje é um centro cultural, mantido pela USP e está em reforma, com reabertura prevista para agosto. Tida como louca, Yayá viveu 42 anos trancafiada no local.
O clube Madame Satã, na Bela Vista, marcou época com o estilo dark. Após uma reforma, reabriu somente como Madame. O local é repleto de candelabros, sofás e lustres de pentagrama, o lounge, por exemplo, exibe clima gótico.
É um dos mais tradicionais redutos roqueiros da cidade, com mais de trinta anos de existência.
O bar fica no lobby do Hotel Maksoud Plaza e ganhou graça ao ser comandado pelo barman Spencer Amereno Jr., um perfeccionista, que chega mais cedo para esculpir pedras de gelo.