Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Isadora Duncan, na visão de Melissa Vettore e Elias Andreato, dança sobre a emotividade e a intuição

Na cena final, a atriz Melissa Vettore, como a bailarina americana Isadora Duncan (1877-1927), evoca a cantora Elza Soares em uma citação à música-título de CD “A Mulher do Fim do Mundo”, lançado em outubro passado. “Eu sou a mulher do fim do mundo, eu vou dançar, me deixem dançar até o fim”, diz ela, […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 11h38 - Publicado em 2 jun 2016, 14h23
"Isadora": Melissa Vettore e Daniel Dantas na peça dirigida por Elias Andreato (Foto: Andreia Machado)

“Isadora”: Melissa Vettore e Daniel Dantas na peça dirigida por Andreato (Foto: Andreia Machado)

Na cena final, a atriz Melissa Vettore, como a bailarina americana Isadora Duncan (1877-1927), evoca a cantora Elza Soares em uma citação à música-título de CD “A Mulher do Fim do Mundo”, lançado em outubro passado. “Eu sou a mulher do fim do mundo, eu vou dançar, me deixem dançar até o fim”, diz ela, trocando o verbo cantar pelo o da atividade exercida por sua personagem.

+ Leia entrevista com Melissa Vettore.

A conexão, aparentemente forçada, se justifica pela linha adotada pelo diretor Elias Andreato, colaborador da dramaturgia concebida por Melissa, no desenho da montagem “Isadora”. No palco do Auditório Masp Unilever, Isadora Duncan, assim como Elza, é uma mulher incompreendida, sofrida desde a infância e que teve o talento reconhecido por causa da capacidade de explorar a intuição. Libertária por convicção, ela sempre fez questão de que a emoção estivesse sobreposta às formalidades técnicas em seu ofício.

Continua após a publicidade

+ Thiago Amaral e a força da arte diante de uma tragédia. 

O ícone do balé ganha foco em uma fase decadente. O corpo não é o mesmo, as doses de álcool já chamam a atenção. De volta à França, depois de um período na Rússia, Isadora é procurada por um editor (interpretado por Daniel Dantas) interessado em publicar suas memórias. Os dois estabelecem um jogo de provocações, e a estrela repensa se algo ainda restou da imagem espontânea consagrada nos palcos. Desafiada pelo jornalista, a protagonista recorda suas origens, traz à tona a relação com os irmãos (representados por Patricia Gasppar e Roberto Alencar), a busca pelo sucesso sempre aliada ao prazer e a tumultuada vida amorosa.

+ Bruna Thedy e as estrelas que habitam seu imaginário.

O recurso não é dos mais criativos – o uso da entrevista como elemento narrativo é bem recorrente no teatro. Porém, a energia do elenco, especialmente a de Melissa, tão emotiva na sua composição, conquista a cumplicidade da plateia, que também se surpreende com a encenação concebida por Andreato. Com a rara disposição para criar imagens, o diretor se apoiou fortemente no cenário de Marco Lima e nas projeções complementares para fazer o público entender um pouco mais da biografia da enfocada. O pianista Jonatan Harold executa a trilha sonora ao vivo (75min). 12 anos. Estreou em 20/5/2016.

+ Auditório Masp Unilever. Avenida Paulista, 1578, Tel. 3171-3267, Sexta e sábado, 21h; domingo, 19h30. R$ 40,00. IR. Até 31 de julho.

Quer saber mais sobre teatro? Clique aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.